guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

 

O Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida abre inscrições para nova turma de seu programa de caráter formativo, cujo propósito é oferecer ao aluno, leigo ou com alguma experiência na área, uma abordagem dinâmica que lhe permita compreender a execução de tarefas ligadas ao cinema, bem como pensar a estética dessa arte de maneira crítica.

O programa organiza-se em dois eixos: o primeiro, de informação teórica, abrange aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema; o segundo, voltado a aspectos práticos, é composto de workshops intensivos. A segunda edição do Programa acontecerá entre maio e setembro de 2020.

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

Não é necessário que o candidato tenha familiaridade prévia com questões teóricas ou práticas do cinema, mas é desejável que tenha interesse em desenvolver uma consciência crítica acerca das áreas que compõem o universo cinematográfico.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa.

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR

Os inscritos deverão somar no mínimo 75% de presença em cada disciplina do curso, e elaborar um trabalho de natureza crítica com forma e tema de livre escolha.

Para quem cumprir os quesitos apresentados, será emitido um Certificado de Conclusão do Programa.

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

As inscrições para o segundo ciclo do Programa Cinematographos, a ser realizado entre maio e setembro de 2020, estão abertas e poderão ser feitas até o dia 05 de abril.

Preencha a ficha de inscrição abaixo e envie-a – juntamente com uma carta de intenção e o seu currículo – para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br

Ficha de inscrição 2020

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:

17/4/2020 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

de 17/4/2020 a 24/4/2020 – Os candidatos deverão enviar um e-mail para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br, confirmando a aceitação da vaga e deverão realizar depósito ou transferência bancária (Banco do Brasil - Agência: 6998-1 - conta corrente: 7878-6 - CNPJ Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.: 00.894.851/0001-25) e se matricular no Programa, mediante pagamento da taxa única de matrícula.

5/5/2020 – Início das aulas.

A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 200,00.

- Serão concedidas cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

Eixo de teoria e informação

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 1

Terças-feiras, de 5 de maio a 23 de junho, das 19h às 21h (em frequência semanal)

A primeira parte dos estudos de História do Cinema abordará o contexto da criação do filme, a exploração criativa dos primeiros realizadores, de Meliès a Griffith, passando pelo cinema de vanguarda, até meados dos anos 1940.

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 2

Terças-feiras, de 4 de agosto a 22 de setembro, das 19h às 21h (em frequência semanal)

Em continuidade ao estudo cronológico do cinema, o módulo abordará o surgimento do cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague, bem como suas reverberações no cinema mundial. Além disso, haverá um estudo sobre as estéticas autorais no cinema comercial, tais como a Nova Hollywood e a retomada do Cinema Brasileiro.

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 1

Quintas-feiras, de 7 de maio a 2 de julho, das 19h às 21h (em frequência semanal)

O aluno terá contato com os principais autores que pensaram a estética e a mecânica do fenômeno cinematográfico sob vários ângulos. De Hugo Munsterberg, passando por Eisenstein e Vertov, até Siegfried Kracauer, o módulo versará sobre o nascimento da teorização cinematográfica calcada na psicologia, nas artes visuais e no contexto sociocultural europeu das primeiras décadas do século 20.

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 2

Quintas-feiras, de 6 de agosto a 24 de setembro, das 19h às 21h (em frequência semanal)

Dando continuidade ao anterior, este módulo abordará teorias do realismo no cinema, tal como o denominou André Bazin, e seguirá adiante com trabalhos formulados por Jean Mitry e por teóricos contemporâneos, como Jacques Aumont.

Eixo de discussão de aspectos práticos

WORKSHOPS TEMÁTICOS

Nestas oficinas, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme a fim de obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos temas propostos. Em 2020, serão oferecidos os seguintes conteúdos:

- Roteiro para cinema

- Produção para cinema

- Direção de arte para cinema

- Fotografia para cinema

- Produção sonora para cinema

- Montagem e edição de filme

- Crítica cinematográfica

Os workshops ocorrerão nos dias 23 de maio, 6 e 20 de junho, 15 e 29 de agosto, 12 e 26 de setembro, aos sábados, das 10h às 13h e/ou das 14h às 17h.

Os workshops de crítica cinematográfica buscarão orientar os participantes para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, a ser entregue até o final do mês de outubro de 2020.

Cronograma de aulas



 

Confira aqui
nossa programação
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA