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PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

 

O Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida – que tem realizado cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes desde 2011 – valeu-se de sua experiência para elaborar este Programa, de caráter formativo, com frequência anual, a fim de oferecer ao aluno, leigo ou com alguma experiência na área, uma abordagem dinâmica que lhe permita compreender a execução de tarefas ligadas ao cinema, bem como pensar a estética dessa arte de maneira crítica, aliando teoria e prática.

O programa organiza-se em dois eixos: o primeiro, de informação teórica, abrange aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema, além de um breve seminário de Crítica Cinematográfica; o segundo, voltado à prática, é composto de workshops intensivos. A primeira edição do Programa, planejado para uma duração de quatro meses, acontecerá no segundo semestre de 2019.


 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições para o próximo ciclo do Programa Cinematographos de Estudos de Cinema serão abertas em fevereiro de 2020.


 

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR

 

Os inscritos deverão somar no mínimo 75% de presença em cada disciplina do curso.

O aluno será constantemente avaliado pela sua participação em sala de aula, bem como pela realização de atividades propostas pelos professores.

Para quem cumprir os quesitos apresentados, será emitido um Certificado de Conclusão do Programa. Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

 

Eixo de teoria e informação

 

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 1

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de agosto; 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 19h às 21h

 

A primeira parte dos estudos de História do Cinema abordará o contexto da criação do filme, a exploração criativa dos primeiros realizadores, de Meliès a Griffith, passando pelo cinema de vanguarda, até meados dos anos 1940.

 

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 2

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro; 6, 13 e 27 de novembro, das 19h às 21h

 

Em continuidade ao estudo cronológico do cinema, o módulo abordará o surgimento do cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague, bem como suas reverberações no cinema mundial. Além disso, haverá um estudo sobre as estéticas autorais no cinema comercial, tais como a Nova Hollywood e a retomada do Cinema Brasileiro.

 

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 1

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 8, 15, 22 e 29 de agosto; 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 19h às 21h

 

O aluno terá contato com os principais autores que pensaram a estética e a mecânica do fenômeno cinematográfico sob vários ângulos. De Hugo Munsterberg, passando por Eisenstein e Vertov, até Siegfried Kracauer, o módulo versará sobre o nascimento da teorização cinematográfica calcada na psicologia, nas artes visuais e no contexto sociocultural europeu das primeiras décadas do século 20.

 

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 2

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro; 7, 14 e 21 de novembro, das 19h às 21h

 

Dando continuidade ao anterior, este módulo abordará teorias do realismo no cinema, tal como o denominou André Bazin, e seguirá adiante com trabalhos formulados por Jean Mitry e por teóricos contemporâneos, como Jacques Aumont.

 

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Por Franthiesco Ballerini

Domingo, 1 de dezembro, das 10h às 17h

 

Oficina intensiva que visa a abordar questões da teoria e da prática da escrita reflexiva sobre o cinema. O aluno poderá praticar o conhecimento acumulado nas aulas de História e Teoria redigindo breves ensaios críticos.

 

Eixo de prática

 

WORKSHOPS TEMÁTICOS

Nestes minicursos intensivos, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme e poderá obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos estudos propostos. A ideia é abordar cada assunto num formato de Master Class, em que serão propostos alguns exercícios introdutórios imersivos. Em 2019, serão oferecidos os seguintes conteúdos, uma vez ao mês, entre agosto e novembro.

 

Roteiro para cinema

Por Franthiesco Ballerini

Sábado, 10 de agosto, das 10h às 17h

 

Produção para cinema

Por Well Darwin

Sábado, 14 de setembro, das 10h às 17h

 

Direção de atores

Por Sabrina Greve

Sábado, 19 de outubro, das 10h às 17h

 

Direção de fotografia para cinema

Por Nicole Samperi

Sábado, 23 de novembro, das 10h às 17h



Quem são os convidados

 


Antonio Carlos Sandoval
 é graduado em Cinema e trabalha na área de produção cultural há oito anos. Foi é assessor cultural do Consulado de Israel em São Paulo. Atualmente, é produtor freelancer de shows para bandas internacionais alternativas e ministra diversas palestras e cursos na área do audiovisual.

 


Donny Correia
 é mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. É crítico de cinema e pesquisa as relações dele como a evolução das vanguardas históricas na arte. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR) e Revista CULT. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Seu mais recente livro é a coletânea de ensaios Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (2018).

 


Franthiesco Ballerini
 é jornalista e mestre e doutorando em Comunicação Social. Trabalhou no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura, foi editor do caderno “Divirta-se”, edição interior, e exerceu, também, a função de repórter e crítico de cinema. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015).


Nicole Sampieri
é diretora de fotografia formada em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Fez a direção de fotografia do curta-metragem Duas Vidas para Antonio Espinosa, pelo qual recebeu menção honrosa na categoria de Melhor Fotografia de Escolas de Cinema e Audiovisuais no Salón Internacional de la Luz, 2ª Edição, Bogotá, Colômbia. Se especializou em direção de fotografia na California State University of East Bay e workshops no International Center of Photography, Stein Produções e Maine Media Workshops. 


Raphael Cubakowic
 é montador e crítico de cinema. Responsável pela montagem de obras como "Fragmentos de Uma Metrópole", "Pontos de Vista" e "Toda Sombra Parece Viva". Foi também editor e produtor na Versátil Home Vídeo por quatro anos.


Sabrina Greve
é atriz, diretora, mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo, e graduada em cinema pela FAAP. Como atriz, atuou em diversas peças teatrais, filmes, novelas, e séries para televisão. Recebeu 17 prêmios de melhor atriz em cinema, com destaque para: APCA, 28ºFestival de Huelva, 34º Festival de Brasília, 40º Festival de Gramado, 12º e 26º Cine Ceará, 19º Vitória Cine Vídeo. Como cineasta, dirigiu o telefilme “Irina” exibido na TV Cultura, e 4 curtas-metragens exibidos em mais de 50 festivais nacionais e internacionais.


Well Darwin
 é formado em História pela PUC-SP. Cineasta, sócio da DGT Filmes, realiza diversos projetos de longas e curtas. Entre as principais incursões no campo do audiovisual, destaca-se a participação na produção de Ralé (2015), de Helena Ignez.

 

 

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(consultar programação).

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