guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

 

O Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida – que tem realizado cursos, palestras, oficinas e exibições comentadas de filmes desde 2011 – valeu-se de sua experiência para elaborar este Programa, de caráter formativo, com frequência anual, a fim de oferecer ao aluno, leigo ou com alguma experiência na área, uma abordagem dinâmica que lhe permita compreender a execução de tarefas ligadas ao cinema, bem como pensar a estética dessa arte de maneira crítica, aliando teoria e prática.

O programa organiza-se em dois eixos: o primeiro, de informação teórica, abrange aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema, além de um breve seminário de Crítica Cinematográfica; o segundo, voltado à prática, é composto de workshops intensivos. A primeira edição do Programa, planejado para uma duração de quatro meses, acontecerá no segundo semestre de 2019.

Taxa única de matrícula: R$ 200,00.

 

PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

 

Não é necessário que o candidato tenha familiaridade prévia com questões teóricas ou práticas do cinema, mas é desejável que tenha interesse em desenvolver uma consciência crítica acerca das áreas que compõem o universo cinematográfico.

 

PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa.

 

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR


Os inscritos deverão somar no mínimo 75% de presença em cada disciplina do curso.

 

O aluno será constantemente avaliado pela sua participação em sala de aula, bem como pela realização de atividades propostas pelos professores.

 

Para quem cumprir os quesitos apresentados, será emitido um Certificado de Conclusão do Programa. Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.

 

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

 

As inscrições para o primeiro ciclo do Programa Cinematographos, a ser realizado entre agosto e novembro de 2019, estão abertas e poderão ser feitas até o dia 23 de junho.

 

Preencha a ficha de inscrição abaixo e envie-a – juntamente com uma carta de intenção e o seu currículo – para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br

 

Ficha de inscrição 2019

 

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:

 

1/7/2019 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

 

de 2/7/2019 a 9/7/2019 – Os candidatos deverão enviar um e-mail para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br, confirmando a aceitação da vaga e deverão realizar depósito ou transferência bancária (Banco do Brasil - Agência: 6998-1 - conta corrente: 7878-6 - CNPJ Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.: 00.894.851/0001-25) e se matricular no Programa, mediante pagamento da taxa única de matrícula.

 

7/8/2019 – Início das aulas.

 

A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 200,00.

 

- Serão concedidas cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br

 

 

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

 

Eixo de teoria e informação

 

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 1

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de agosto; 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 19h às 21h

 

A primeira parte dos estudos de História do Cinema abordará o contexto da criação do filme, a exploração criativa dos primeiros realizadores, de Meliès a Griffith, passando pelo cinema de vanguarda, até meados dos anos 1940.

 

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 2

Por Antonio Carlos Sandoval

Quartas-feiras, 2, 9, 16, 23 e 30 de outubro; 6, 13 e 27 de novembro, das 19h às 21h

 

Em continuidade ao estudo cronológico do cinema, o módulo abordará o surgimento do cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague, bem como suas reverberações no cinema mundial. Além disso, haverá um estudo sobre as estéticas autorais no cinema comercial, tais como a Nova Hollywood e a retomada do Cinema Brasileiro.

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 1

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 8, 15, 22 e 29 de agosto; 5, 12, 19 e 26 de setembro, das 19h às 21h

 

O aluno terá contato com os principais autores que pensaram a estética e a mecânica do fenômeno cinematográfico sob vários ângulos. De Hugo Munsterberg, passando por Eisenstein e Vertov, até Siegfried Kracauer, o módulo versará sobre o nascimento da teorização cinematográfica calcada na psicologia, nas artes visuais e no contexto sociocultural europeu das primeiras décadas do século 20.

 

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 2

Por Raphael Cubakowic

Quintas-feiras: 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro; 7, 14 e 21 de novembro, das 19h às 21h

 

Dando continuidade ao anterior, este módulo abordará teorias do realismo no cinema, tal como o denominou André Bazin, e seguirá adiante com trabalhos formulados por Jean Mitry e por teóricos contemporâneos, como Jacques Aumont.

 

CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

Por Donny Correia

Sábado, 1 de dezembro, das 11h às 17h

 

Oficina intensiva que visa a abordar questões da teoria e da prática da escrita reflexiva sobre o cinema. O aluno poderá praticar o conhecimento acumulado nas aulas de História e Teoria redigindo breves ensaios críticos.

 

Eixo de prática

 

WORKSHOPS TEMÁTICOS

Nestes minicursos intensivos, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme e poderá obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos estudos propostos. A ideia é abordar cada assunto num formato de Master Class, em que serão propostos alguns exercícios introdutórios imersivos. Em 2019, serão oferecidos os seguintes conteúdos, uma vez ao mês, entre agosto e novembro.

 

Roteiro para cinema

Por Franthiesco Ballerini

Sábado, 10 de agosto, das 11h às 17h

 

Produção para cinema

Por Well Darwin

Sábado, 14 de setembro, das 11h às 17h

 

Direção de atores

Por Larissa Figueiredo Mendes

Sábado, 21 de outubro, das 11h às 17h

Direção de fotografia para cinema

Por Nicole Samperi

Sábado, 23 de novembro, das 11h às 17h



Quem são os convidados

 


Antonio Carlos Sandoval
 é graduado em Cinema e trabalha na área de produção cultural há oito anos, com experiência de mais de cinco anos no SESC. Atualmente, é assessor cultural do Consulado de Israel em São Paulo, onde, além de cuidar de projetos culturais, ministra palestras sobre cinema.

 


Donny Correia
 é mestre e doutor em Estética e História da Arte pela USP. É crítico de cinema e pesquisa as relações dele como a evolução das vanguardas históricas na arte. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. PauloFolha de S.Paulo Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Seu mais recente livro é a coletânea de ensaios Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (2018).

 


Franthiesco Ballerini
 é jornalista, mestre em Comunicação Social. Trabalhou no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura e foi editor do caderno Divirta-se, edição interior, e exerceu, também, a função de repórter e crítico de cinema. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, tendo sido também colaborador de revistas como BravoQuem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015). Foi crítico de cinema do jornal O Vale e colunista cultural de um programa ao vivo da TV Gazeta, além de professor de Jornalismo e Publicidade da Universidade Mogi das Cruzes. Foi Coordenador Geral de Cursos da Academia Internacional de Cinema, responsável pela criação e desenvolvimento de quase 40 cursos. É produtor e roteirista do documentário Bollyworld (Índia/EUA/Brasil 2009), produtor do curta Legacy (Itália/Brasil 2015), produzido para a Giorgio Armani e exibido no 59º BFI London Film Festival, e diretor e roteirista do curta Nome (Brasil 2015), selecionado para o 9º Festival Internacional Cinemúsica de Conservatória (RJ) e Great Lakes International Film Festival (EUA). Atualmente, é colaborador com matérias culturais para a Revista Cult, professor da Academia Internacional de Cinema e das Faculdades Integradas Rio Branco e professor convidado da pós-graduação da FAAP. É membro votante da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).


Larissa Figueiredo
é cineasta e professora. Estudou Letras na UnB; Teoria do Cinema na França; e Artes Visuais/Cinema na Suíça, onde teve aula com artistas como Miguel Gomes e Apichatpong Weerasethakul. O Touro, seu primeiro longa-metragem, teve sua estreia mundial no 44º Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. Larissa é sócia diretora da Cazumbá Filmes, produtora independente e distribuidora, que conta entre seus trabalhos recentes com a produção do episódio Saudade, que integra a série O Som e o Tempo, junto com o Canal Brasil e a Dezenove Som & Imagens; e o longa-metragem A Casa de Lucia (2017), de João Marcelo e Lucia Luz. Larissa foi mediadora do projeto Inventar com a Diferença: cinema, educação e direitos humanos, atuou como professora em diversos cursos livres e oficinas em universidades e instituições públicas - como a UFRB (BA) e a Vila das Artes (CE) - além de ter integrado o corpo docente da Pós-Graduação em Cinema da Universidade Positivo (PR) e ter colaborado como assessora no Curso Regular da EICTV, em Cuba. Atualmente, realiza mestrado em Psicologia Social na PUC-SP e coordena o curso Filmworks na Academia Internacional de Cinema.


Nicole Sampieri
é diretora de fotografia formada em Cinema pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Fez a direção de fotografia do curta-metragem Duas Vidas para Antonio Espinosa, pelo qual recebeu menção honrosa na categoria de Melhor Fotografia de Escolas de Cinema e Audiovisuais no Salón Internacional de la Luz, 2ª Edição, Bogotá, Colômbia. Se especializou em direção de fotografia e fotografia através de intercâmbio universitário na California State University of East Bay e workshops no International Center of Photography, Stein Produções e Maine Media Workshops.   


Raphael Cubakowic
 é montador, crítico de cinema e atua como editor e assistente de curadoria na Versátil Home Vídeo. Além de experiência com roteiro e som de curtas-metragens, é responsável pela montagem de obras como "Na Pista", "Fragmentos de Uma Metrópole" (vencedor do prêmio Filmworks Film Festival 2017 de melhor edição), "Hora Extra" e "Pontos de Vista".


Well Darwin
 é formado em História pela PUC-SP. Cineasta, sócio da DGT Filmes, realiza diversos projetos de longas e curtas. Entre as principais incursões no campo do audiovisual, destaca-se a participação na produção de Ralé (2015), de Helena Ignez.

 

 

Confira aqui
nossa programação
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA