guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços
núcleo de ação educativa | material de apoio aos professores | visitação | acessibilidade | galeria de fotos

Após um período fechado, para reestruturação e obras de adequação, o museu Casa Guilherme de Almeida reabriu, em dezembro de 2010, à visitação pública. As adaptações de suas instalações contemplaram não apenas a melhoria das condições de conservação do seu acervo, mas, também, a possibilidade de acesso de maior número de visitantes, incluindo-se pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou dificuldade de locomoção. Para tanto, foram implementados os recursos necessários para facilitar o acesso de deficientes, incluindo-se sinalização tátil no piso, banheiro adequado ao uso de deficientes físicos e a instalação de elevador externo, que permite a visita ao andar superior do museu.

Os recursos implementados se associam à atuação da Equipe do Núcleo de Ação Educativa da Casa e de técnicos na criação de atividades que ampliem a acessibilidade à instituição. A visitação à Casa é sempre acompanhada por educadores, que podem realizar visitas orientadas, guiadas ou mediadas, adequando-se à situação e à necessidade dos visitantes. A preparação dos educadores da Casa inclui, entre outras atividades e orientações, curso introdutório à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Vídeo: Videoguia Casa Guilherme de Almeida (compacto)

O Núcleo de Ação Educativa – capacitado para o atendimento de estrangeiros – tem produzido materiais a serem utilizados por visitantes com deficiência visual, que poderão fazer o reconhecimento tátil de objetos do acervo do museu. Está prevista, para um futuro próximo, a implantação de um projeto destinado ao aperfeiçoamento de recursos para ampliação da acessibilidade ao museu e de suas atividades dirigidas a pessoas com deficiência.

O espaço físico musealizado da casa, que tem como um dos seus principais objetivos a conservação de seus ambientes originais, caracterizados por modestas dimensões, constitui-se em constante estímulo para a equipe do museu em sua busca de possibilitar a fruição – ainda para maior número de pessoas – do legado de Guilherme de Almeida.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA