guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços
núcleo de ação educativa | material de apoio aos professores | visitação | acessibilidade | galeria de fotos

O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida elabora e realiza oficinas baseadas na produção do poeta e no acervo do museu, dirigidas a um público de visitação agendada, que inclui alunos de escolas privadas e públicas.  Dessas oficinas derivam materiais de apoio ao professor em sala de aula, a fim de que ele possa realizar a atividade proposta, potencialmente enriquecedora do programa curricular por ele ministrado.

Mulheres no modernismo: representação e presença

O Núcleo Educativo da Casa Guilherme de Almeida elaborou este material voltado a professoras, professores e outras pessoas profissionais da educação com o objetivo de contribuir para um enfoque atualizado sobre o modernismo e seus agentes, levando em consideração os debates e urgências da sociedade contemporânea, bem como objetivando lançar luz sobre personagens apagadas ou preteridas nas narrativas posteriores sobre o movimento.

Bingo literário

Este material tem a finalidade de servir de apoio a professores de língua portuguesa e outros educadores, de modo a propiciar um momento de fruição literária em aulas que incluam a abordagem de poemas, para alunos de diversas faixas etárias.

Pesca e poesia

Este material tem a finalidade de servir de apoio a professores de língua portuguesa e outros educadores, de modo a propiciar um momento de fruição literária em aulas que incluam a abordagem de poemas, para alunos de diversas faixas etárias.

Cosmópolis

São propostas atividades relacionadas à exposição “Cosmópolis: São Paulo, Resumo do Mundo”, realizada pela Casa em 2012, a serem utilizadas por professores em trabalhos que integrem diversas áreas do conhecimento.

Fantoches do meio-dia

Este material provém de oficina – inspirada no álbum Fantoches da meia-noite (1922), de Di Cavalcanti –, cujo objetivo é a produção de fantoches que representem personagens da vida urbana observados ao meio-dia.

Do texto à imagem

Com base em oficina que envolve leitura de textos de Guilherme de Almeida, é sugerido um trabalho interdisciplinar envolvendo a realização de desenhos por alunos dos ensinos Fundamental II e Médio.

HAIKAI: a poesia-síntese

O material servirá de base para que professores de Língua Portuguesa proponham a seus alunos a leitura e a criação de haikais, modalidade de poesia tradicional japonesa muito praticada no Brasil.

Cafezinho

Material educativo que refere-se à oficina “Café”, cujo objetivo é a produção, pelos participantes, de poemas inspirados na letra da canção “Cafezinho” –, de autoria de Guilherme de Almeida. Utilizando materiais de apoio (grãos de café e música), é feita uma sensibilização dos participantes, para facilitar um levantamento de palavras e ideias correlatas a essa temática a serem utilizadas na produção de um poema sobre o café.

Disse o Dicionário

Atividade que permite pensar sobre os sentidos denotativos e conotativos de palavras existentes em dicionários e presentes em poemas escolhidos, com o objetivo de que os participantes criem significados particulares de palavras do cotidiano.

Guarda-chuva de poemas

O intuito desta proposta é que o material sirva como ferramenta lúdica de leitura e fruição de poemas selecionados.

Cartões postais: uma viagem imagética e textual

Embora seja considerado, hoje, um meio antigo de correspondência, o cartão postal ainda é utilizado como modo de recordar e compartilhar momentos e sentimentos com pessoas que estão distantes. Com base nesse meio de comunicação, elaboramos um material educativo que poderá ser utilizado em sala de aula com alunos de diversas idades.

Narrativas imaginadas

Esta atividade baseia-se no livro O fantasma lambão, de Wilhelm Busch, na tradução de Guilherme de Almeida. A proposta é apreciar coletivamente elementos textuais, imagéticos e auditivos da obra, de modo a aproximar a imaginação dos participantes da narrativa original.

Museu Online e Offline

Esta atividade apresenta estratégias de uso do site institucional da Casa Guilherme de Almeida em espaços educativos, com base na Visita Virtual ao museu e/ou as atividades descritas nesta página.

Relato de oficina: Encadernação artesanal

Esta atividade educativa foi concebida como uma oficina aberta para público em geral e ocorreu na Casa Guilherme de Almeida no dia 17 de janeiro de 2020. Aqui está um relato a fim de compartilhar com outros educadores as impressões, sugestões e dúvidas dos educadores do Museu.

Aspectos do Modernismo: antropofagias

A partir do Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade em 1928, este curso, voltado para professores e profissionais da área da educação, buscará discutir alguns aspectos e valores do movimento modernista em São Paulo.

Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR