guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

A biblioteca da Casa Guilherme de Almeida reúne cerca de 5.600 mil livros, incluindo-se os que pertenceram ao poeta – todos identificados com o seu ex-libris – e os volumes agregados posteriormente, por se relacionarem aos objetivos da Casa. 

No acervo bibliográfico encontram-se, em sua primeira edição, todas as obras publicadas de Guilherme de Almeida, entre as quais os exemplares do próprio autor. Além disso, o acervo inclui muitos outros livros antigos e raros, entre os quais um precioso volume em pergaminho, datado do século 17, um exemplar da quinta reimpressão (1924) da primeira edição (da Shakespeare & Co.) do romance Ulysses, de James Joyce, e um exemplar do raro álbum Fantoches da meia-noite, de Di Cavalcanti, personalizado pelo artista especialmente para Guilherme. 

O escritor possuía duas bibliotecas, ambas expostas no museu: a da própria residência (integrada pelos livros que permanecem em seu estúdio, na mansarda da Casa, e por aqueles que ele mantinha na pequena sala de leitura do andar térreo, escolhidos por critérios de raridade e predileção) e a de seu escritório da Rua Barão de Itapetininga, no centro de São Paulo. 

Um exemplar único do livro Você, de Guilherme, merece distinção, por ter sido preparado por Anita Malfatti especialmente para abrigar os originais de todos os seus desenhos a lápis feitos para ilustrar o volume. 

O acervo bibliográfico da Casa Guilherme de Almeida foi objeto de recatalogação e classificação recentes, e é constantemente submetido a processos de higienização e restauração, executados no próprio museu.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br