guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
bancos de dados
serviços

Exposição “Guilherme de Almeida, Gente de Cinema” poderá ser visitada em Santos

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, leva para o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) a exposição “Guilherme de Almeida, Gente de Cinema”, que fica em cartaz de 18 de dezembro até 31 de janeiro. A mostra relembra a atividade pioneira de Guilherme de Almeida como crítico de cinema e sua relação com o universo cinematográfico.

Antes de chegar a Santos, a exposição ficou em cartaz na Casa Guilherme de Almeida no mês de novembro. A curadoria reuniu elementos do acervo do museu-casa como poemas de Guilherme de Almeida dedicados à sétima arte, algumas de suas críticas de filmes escritas para a coluna Cinematographos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1927 e 1942, trechos do livro Gente de Cinema, de 1929 (em que apresenta o trabalho de atores de Hollywood), além de registros de sua atuação como roteirista para algumas das produções da Cia. Cinematográfica Vera Cruz.

Para dar ainda mais charme para a exposição, serão instalados alguns televisores antigos que exibirão trechos de filmes avaliados por Guilherme de Almeida.

Um elemento que integra a mostra é o poema “Cinema”, que relembra toda a magia e a grandiosidade das salas de exibição: “É a vida, a grande vida/ Que um deus artificial gera e conduz/ Num mundo branco e preto, e que trepida/ nos seus dedos de luz”.

Além de poeta e escritor, Guilherme de Almeida teve importante papel na área de crítica cinematográfica. Até meados da década de 1920, as informações sobre o cinema eram divulgadas em poucas revistas como Scena Muda e Cinearte. No jornal O Estado de S. Paulo, a coluna Cinematographos somente informava o leitor sobre os filmes em cartaz; foi então que a partir de 1927, ele passou a ser o responsável pela coluna e a transformou em um novo espaço, com comentários sobre os filmes, os artistas e as próprias salas de exibição.

“Esta exposição, ainda que modesta em seu recorte, pretende apresentar uma amostra do trabalho de Guilherme de Almeida no universo do cinema, seja estudando-o, seja atuando em seus bastidores. Todo o material reunido denuncia um escritor bastante atualizado com o mundo cinematográfico. Um Fã de Cinema, e, ele mesmo, Gente de Cinema”, afirma Donny Correia, um dos curadores da exposição, ao lado de Marcelo Tápia e Marlene Laky.

 

Serviço: 

Exposição: Guilherme de Almeida, Gente de Cinema

De 18 de dezembro até 31 de janeiro de 2014
Entrada Franca

 

MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Horário de atendimento: 
segunda a sexta - das 9h às 18h e Sábados – das 14h às 18h
Endereço: Centro de Cultura Patrícia Galvão – piso térreo
Av. Pinheiro Machado, 48 – Teatro Municipal
Telefone: (13) 3226-8000 - ramal 8181 miss@santos.sp.gov.br

 

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu 
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca. 
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

CARTA ABERTA À COMUNIDADE MUSEAL BRASILEIRA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
Funcionamento de carnaval Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
agendamentoeducativo@poiesis.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR