A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, leva para o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) a exposição “Guilherme de Almeida, Gente de Cinema”, que fica em cartaz de 18 de dezembro até 31 de janeiro. A mostra relembra a atividade pioneira de Guilherme de Almeida como crítico de cinema e sua relação com o universo cinematográfico.
Antes de chegar a Santos, a exposição ficou em cartaz na Casa Guilherme de Almeida no mês de novembro. A curadoria reuniu elementos do acervo do museu-casa como poemas de Guilherme de Almeida dedicados à sétima arte, algumas de suas críticas de filmes escritas para a coluna Cinematographos, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1927 e 1942, trechos do livro Gente de Cinema, de 1929 (em que apresenta o trabalho de atores de Hollywood), além de registros de sua atuação como roteirista para algumas das produções da Cia. Cinematográfica Vera Cruz.
Para dar ainda mais charme para a exposição, serão instalados alguns televisores antigos que exibirão trechos de filmes avaliados por Guilherme de Almeida.
Um elemento que integra a mostra é o poema “Cinema”, que relembra toda a magia e a grandiosidade das salas de exibição: “É a vida, a grande vida/ Que um deus artificial gera e conduz/ Num mundo branco e preto, e que trepida/ nos seus dedos de luz”.
Além de poeta e escritor, Guilherme de Almeida teve importante papel na área de crítica cinematográfica. Até meados da década de 1920, as informações sobre o cinema eram divulgadas em poucas revistas como Scena Muda e Cinearte. No jornal O Estado de S. Paulo, a coluna Cinematographos somente informava o leitor sobre os filmes em cartaz; foi então que a partir de 1927, ele passou a ser o responsável pela coluna e a transformou em um novo espaço, com comentários sobre os filmes, os artistas e as próprias salas de exibição.
“Esta exposição, ainda que modesta em seu recorte, pretende apresentar uma amostra do trabalho de Guilherme de Almeida no universo do cinema, seja estudando-o, seja atuando em seus bastidores. Todo o material reunido denuncia um escritor bastante atualizado com o mundo cinematográfico. Um Fã de Cinema, e, ele mesmo, Gente de Cinema”, afirma Donny Correia, um dos curadores da exposição, ao lado de Marcelo Tápia e Marlene Laky.
Serviço:
Exposição: Guilherme de Almeida, Gente de Cinema
De 18 de dezembro até 31 de janeiro de 2014
Entrada Franca
MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos
Horário de atendimento:
segunda a sexta - das 9h às 18h e Sábados – das 14h às 18h
Endereço: Centro de Cultura Patrícia Galvão – piso térreo
Av. Pinheiro Machado, 48 – Teatro Municipal
Telefone: (13) 3226-8000 - ramal 8181 - miss@santos.sp.gov.br
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.