Livros infantis traduzidos por Guilherme de Almeida estão expostos em vitrines do Museu que leva seu nome
No final dos anos 1940, Guilherme de Almeida foi convidado a revisar uma tradução já existente de Aventuras de Pinocchio e, no prefácio da nova edição, registrou uma visão sua sobre a tarefa tradutória:
“A excelente tradução em vernáculo d’As Aventuras de Pinocchio, que me foi apresentada para uma revisão, [...] é obra de absoluta honestidade literária. Com um ou outro necessário desvio (que não chega a ser variante) para adaptação aos nossos costumes e idioma, texto original e tradução correm paralelos, linha a linha, palavra a palavra e – o que é mais importante – ideia a ideia.”
A partir de então, seguiram-se outras traduções feitas pelo próprio Guilherme, principalmente de obras de Wilhelm Busch e Heinrich Hoffmann, para a Cia. Melhoramentos. Entre elas podemos destacar clássicos como João Felpudo, Juca e Chico e o Fantasma Lambão.
O museu Casa Guilherme de Almeida reuniu, para esta mostra – que permanecerá até o final de outubro – exemplares originais dessas traduções, além de livros infantis escritos por Guilherme, como O Sonho de Marina e Joca, e de poemas, também autorais, como Tênis e O pião, que mais recentemente foram adaptados para uma coleção infantil da Editora Global. Durante a permanência da exposição, será oferecida a seguinte atividade educativa:
NARRATIVAS IMAGINADAS
A atividade, que fará parte de visitas agendadas ao Museu, baseia-se no livro O fantasma lambão, de Wilhelm Busch, na tradução de Guilherme de Almeida, presente na exposição temporária Histórias para a petizada, em cartaz na Casa até o final de outubro. A proposta consiste em apreciar coletivamente elementos textuais e imagéticos da obra, de modo a aproximar a imaginação dos participantes da narrativa original.
Para participar desta atividade, agende sua visita pelo tel. 3672-1391, ou pelo e-mail cintiaandrade@casaguilhermedealmeida.org.br
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.