guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida sedia lançamento de “Odisseia em Quadrinhos”

No sábado, 22 de março, às 14h, a Casa Guilherme de Almeida – instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – sedia o lançamento do livro Odisseia em Quadrinhos, tradução em imagens do clássico de Homero, publicado pela Editora Peirópolis, conhecida por editar clássicos da literatura universal nesse formato. O evento será realizado no espaço Casa Guilherme de Almeida – Anexo (Rua Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu).

Durante o evento estarão presentes os autores, responsáveis pela tradução e pela quadrinização do poema épico, Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa e Piero Bagnariol. Haverá uma palestra em que eles apresentarão ao público suas experiências com este trabalho de tradução intersemiótica, seguida de sessão de autógrafos.

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, tendo realizado pós-doutorado na USP. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e pesquisadora do NEAM (Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE/ FAFICH-UFMG), é professora associada da UFMG e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na mesma universidade.

Piero Bagnariol é quadrinhista, arte-educador e um dos fundadores da revista Graffiti 76% quadrinhos. Ilustrou diversos livros em quadrinhos, como Um dia uma morte, com Fabiano Barroso; Ilíada, com Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Andreza Caetano e Paulo Corrêa; e A Divina Comédia em quadrinhos, com Giuseppe Bagnariol, para coleção “Clássicos em HQ” da Editora Peirópolis.

Serviço:
Lançamento - Odisseia em Quadrinhos
Dia 22 de março, sábado, às 15h.

Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

Casa Guilherme de Almeida Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391 De terça a domingo, das 10h às 18h.
Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca. 
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA