guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Casa Guilherme de Almeida sedia lançamento de “Odisseia em Quadrinhos”

No sábado, 22 de março, às 14h, a Casa Guilherme de Almeida – instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – sedia o lançamento do livro Odisseia em Quadrinhos, tradução em imagens do clássico de Homero, publicado pela Editora Peirópolis, conhecida por editar clássicos da literatura universal nesse formato. O evento será realizado no espaço Casa Guilherme de Almeida – Anexo (Rua Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu).

Durante o evento estarão presentes os autores, responsáveis pela tradução e pela quadrinização do poema épico, Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa e Piero Bagnariol. Haverá uma palestra em que eles apresentarão ao público suas experiências com este trabalho de tradução intersemiótica, seguida de sessão de autógrafos.

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa é doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp, tendo realizado pós-doutorado na USP. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e pesquisadora do NEAM (Núcleo de Estudos Antigos e Medievais da FALE/ FAFICH-UFMG), é professora associada da UFMG e subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários na mesma universidade.

Piero Bagnariol é quadrinhista, arte-educador e um dos fundadores da revista Graffiti 76% quadrinhos. Ilustrou diversos livros em quadrinhos, como Um dia uma morte, com Fabiano Barroso; Ilíada, com Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Andreza Caetano e Paulo Corrêa; e A Divina Comédia em quadrinhos, com Giuseppe Bagnariol, para coleção “Clássicos em HQ” da Editora Peirópolis.

Serviço:
Lançamento - Odisseia em Quadrinhos
Dia 22 de março, sábado, às 15h.

Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo

Casa Guilherme de Almeida Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391 De terça a domingo, das 10h às 18h.
Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca. 
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Funcionamento de carnaval
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br