guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

CASA GUILHERME DE ALMEIDA NO FESTIVAL DE INVERNO DE OURO PRETO E MARIANA

De 9 a 11 de julho, o Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida participará da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2014. Com o tema "Entrecorpos", a edição 2014 aborda a intersecção entre corpo e cultura e acontecerá entre 4 e 20 de julho. Haverá a presença da cantora lírica Lucila Tragtenberg, do performer Lucio Agra, do poeta e tradutor Marcelo Tápia, e da libretista Simone Homem de Mello. Confira a Programação:

Mesa-Redonda
A CORPORALIDADE DA POESIA, ENTRE VOZ E ESCRITA
Com Lucila Tragtenberg, Lucio Agra e Simone Homem de Mello
Quarta-feira, 9 de julho de 2014

O que distingue o fazer poético de outras manifestações literárias é, sobretudo, o trabalho com a materialidade da palavra, expressa em suas dimensões discursiva, sonora e visual. Essas dimensões podem ser exploradas de forma múltipla na escrita e por meio da voz e das artes do corpo. A corporalidade da palavra no trânsito entre grafia e oralidade será tema desta mesa-redonda, composta por uma cantora lírica, um performer e uma libretista de ópera.

Oficina
CORPO VOCAL E POESIA
Por Lucila Tragtenberg
De quarta a sexta-feira, 9 a 11 de julho de 2014

A poesia de Haroldo de Campos, cuja obra possui elementos barroquizantes, será o ponto de partida para exercícios de interação entre corpo, poesia e som. Para abraçar o repertório contemporâneo proposto na oficina, propõem-se técnicas para o desenvolvimento de um corpo vocal.

Oficina
PERFORMANCE E PALAVRA POÉTICA
Por Lucio Agra
De quarta a sexta-feira, 9 a 11 de julho de 2014

Uma das formas pelas quais a performance se desenvolveu foi ressignificando as conquistas modernas da poesia de vanguarda. A oficina propõe exercícios para a constituição de um pensamento-ação e para a criação poética do corpo em presença. Visa a produzir uma ação simples que possa impulsionar futuras investigações sobre poesia e performance.

Mais informações sobre a programação do festival no link: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2014/

 

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br