A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebe, no dia 5 de dezembro, às 19h, mais um convidado estrangeiro, a tradutora argentina Barbara Belloc, para uma palestra sobre Tradução e Edição. A entrada é gratuita.
A convidada é bolsista do Programa de Residência de Tradutores no Brasil da Fundação Biblioteca a Nacional, que conta com a parceria da Casa Guilherme de Almeida.
O evento abordará questões relativas à tradução de ensaios sobre arte e literatura, que possui desafios semelhantes aos da tradução literária, com a vantagem de também introduzir no texto traduzido um determinado contexto e debates contemporâneos sobre criação artística.
Especialmente no caso de primeiras traduções, o tradutor também deve necessariamente agir como um editor: a palestra abordará o “como” e o “porquê” disso.
Barbara Belloc, poeta, tradutora e editora argentina, traduziu para o espanhol a poesia de Ana Cristina Cesar e Waly Salomão, entre outros, além da prosa de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Rubem Fonseca, além de poemas de Patti Smith e Gary Snyder, do inglês, e de todo o corpus de Safo traduzido do grego. Co-dirige com Teresa Arijón e Renato Rezende a coleção Nomadismos, análise e pensamento brasileiro (Edições Manantial de Buenos Aires), e o seu homólogo Nomadismo, de ensaio e pensamento argentino (Azougue Editorial / Circuit, Rio de Janeiro).
Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.