guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Palestra sobre Tradução e Edição com a argentina Barbara Belloc

A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebe, no dia 5 de dezembro, às 19h, mais um convidado estrangeiro, a tradutora argentina Barbara Belloc, para uma palestra sobre Tradução e Edição. A entrada é gratuita.

A convidada é bolsista do Programa de Residência de Tradutores no Brasil da Fundação Biblioteca a Nacional, que conta com a parceria da Casa Guilherme de Almeida.

O evento abordará questões relativas à tradução de ensaios sobre arte e literatura, que possui desafios semelhantes aos da tradução literária, com a vantagem de também introduzir no texto traduzido um determinado contexto e debates contemporâneos sobre criação artística. 

Especialmente no caso de primeiras traduções, o tradutor também deve necessariamente agir como um editor: a palestra abordará o “como” e o “porquê” disso.   

Barbara Belloc, poeta, tradutora e editora argentina, traduziu para o espanhol a poesia de Ana Cristina Cesar e Waly Salomão, entre outros, além da prosa de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Rubem Fonseca, além de poemas de Patti Smith e Gary Snyder, do inglês, e de todo o corpus de Safo traduzido do grego. Co-dirige com Teresa Arijón e Renato Rezende a coleção Nomadismos, análise e pensamento brasileiro (Edições Manantial de Buenos Aires), e o seu homólogo Nomadismo, de ensaio e pensamento argentino (Azougue Editorial / Circuit, Rio de Janeiro).

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

Programa Continuado: cursos de intelecção de textos em línguas estrangeiras EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA