guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Palestra sobre Tradução e Edição com a argentina Barbara Belloc

A Casa Guilherme de Almeida – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – recebe, no dia 5 de dezembro, às 19h, mais um convidado estrangeiro, a tradutora argentina Barbara Belloc, para uma palestra sobre Tradução e Edição. A entrada é gratuita.

A convidada é bolsista do Programa de Residência de Tradutores no Brasil da Fundação Biblioteca a Nacional, que conta com a parceria da Casa Guilherme de Almeida.

O evento abordará questões relativas à tradução de ensaios sobre arte e literatura, que possui desafios semelhantes aos da tradução literária, com a vantagem de também introduzir no texto traduzido um determinado contexto e debates contemporâneos sobre criação artística. 

Especialmente no caso de primeiras traduções, o tradutor também deve necessariamente agir como um editor: a palestra abordará o “como” e o “porquê” disso.   

Barbara Belloc, poeta, tradutora e editora argentina, traduziu para o espanhol a poesia de Ana Cristina Cesar e Waly Salomão, entre outros, além da prosa de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Rubem Fonseca, além de poemas de Patti Smith e Gary Snyder, do inglês, e de todo o corpus de Safo traduzido do grego. Co-dirige com Teresa Arijón e Renato Rezende a coleção Nomadismos, análise e pensamento brasileiro (Edições Manantial de Buenos Aires), e o seu homólogo Nomadismo, de ensaio e pensamento argentino (Azougue Editorial / Circuit, Rio de Janeiro).

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA