guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Augusto de Campos é tema de curso na Casa Guilherme de Almeida

O pensamento crítico e a atividade tradutória do poeta paulistano Augusto de Campos, um dos expoentes do movimento da Poesia Concreta, serão abordados em quatro aulas, a partir de 3 de fevereiro, pelo poeta Claudio Daniel. O curso é gratuito e será ministrado na Casa Guilherme de Almeida Anexo – Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Entre outros temas, serão discutidos a ideia de Ezra Pound da tradução como atividade crítica e criativa; as concepções apresentadas por Walter Benjamin em “A tarefa do tradutor”; além de outros vetores teóricos que embasaram o método tradutório desenvolvido por Augusto de Campos em suas recriações de autores como Mallarmé, Maiakovski, Ezra Pound e James Joyce.

A Casa Guilherme de Almeida – Anexo está localizada na Rua Cardoso de Almeida, 1943. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail casaguilhermedealmeida@gmail.com ou pelo telefone (11) 3763-1883. Serão disponibilizadas 50 vagas para o curso.

Claudio Daniel é poeta, professor de literatura portuguesa, colunista da CULT e editor da revista Zunái. Publicou, entre outros títulos, os livros de poesia A sombra do leopardo, Figuras metálicas, Fera bifronte, Cores para cegos e os volumes de tradução Jardim de camaleões -- A poesia neobarroca na América Latina, Íbis amarelo sobre fundo negro (com poemas de José Kozer) e Estação da fábula (com poemas de Eduardo Milán).

Serviço:

CURSO: RE-VISÃO DE AUGUSTO DE CAMPOS
03 de Fevereiro de 2015 | 19h às 21h
Por Claudio Daniel

Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil
PROGRAMA CONTINUADO: INTELECÇÃO DE TEXTOS EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
www.transparencia.sp.gov.br