guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Programa Formativo para tradutores literários



HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOBRE A TRADUÇÃO – MÓDULO III

26 de Setembro de 2019 | 19h às 21h
Com Eliane Fittipaldi
Aula 3

Quintas-feiras, de 12 de setembro a 7 de novembro, das 19h às 21h

Este curso terá como ponto de partida o estudo de textos teóricos a respeito de tradução produzidos por escritores canônicos dos séculos XIX e XX que também foram tradutores literários. Com base nesses textos, analisaremos algumas traduções realizadas por esses mesmos escritores-tradutores a fim de verificar em que medida elas revelam os princípios teóricos preconizados e em que medida conjugam criação e técnica na resolução de questões linguísticas, estéticas e até mesmo éticas. Tal estudo, além ampliar nosso repertório teórico e de ampliar nossa compreensão a respeito das obras e dos escritores sob estudo,  permitirá extrairmos, das técnicas e dos critérios utilizados, elementos que nos venham a auxiliar em nossa própria prática tradutória. 



Eliane Fittipaldi é licenciada em Letras (Português, Inglês, Francês), pós-graduada em Tradução, mestre e doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Lecionou Teoria da Literatura, Língua Francesa, Literatura Norte-Americana e Crítica Literária na PUC, Literatura Portuguesa na USP e Comunicação Empresarial na FGV.  Traduziu mais de trinta livros para as editoras Ática, Atlas, Campus, Companhia das Letras, Cultrix, Pensamento, MBooks, Martins Fontes, Pearson, McGraw-Hill e Thomson.  Fez parte da equipe de tradutores que recebeu o Prêmio Jabuti na categoria “Tradução Científica” em 1979. 

 

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR