guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Debate



Mulher na direção: latinas - O pântano (2001), de Lucrecia Martel

26 de Outubro de 2019 | 14h
Por Joyce Pais e Luísa Pécora

Ciclo de exibições e debates que lança luz sobre o cinema feito por mulheres, com um primeiro recorte na América Latina. A partir de obras de diferentes países, gêneros, temas e épocas, Joyce Pais e Luísa Pécora convidarão o público a refletir sobre a variedade desta produção, o lugar da mulher e outros aspectos da sociedade latino-americana. 


O pântano (2001), de Lucrecia Martel


O longa-metragem que colocou a diretora Lucrecia Martel no mapa do cinema mundial é ambientado em sua cidade natal, Salta, e acompanha o cotidiano de duas mulheres e suas famílias durante as férias de verão, retratando a decadência da classe média argentina.

Para realizar sua inscrição, clique aqui

Grátis



Joyce Pais é pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Centro Universitário Senac e graduada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. É criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, colunista da Revista Moviement, membro do Coletivo Elviras - Mulheres Críticas de Cinema,e já ministrou palestras no CONACINE (Congresso Nacional de Cinema). A convite do Canal Brasil, foi membro de diversos júris de festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade, Kinoforum, entre outros. Atualmente dirige e roteiriza um documentário sobre mulheres do cinema brasileiro.

Luísa Pécora é jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, exclusivamente dedicado a filmes realizados ou estrelados por mulheres. Trabalhou no portal iG e na revista Cult, foi editora do catálogo da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e colaborou para publicações como GolPlayboyFilme BModefica e FilmMaker. Também atuacomo curadora e jurada de mostras e festivais, ministra cursos e palestras sobre a mulher no audiovisual e integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

 

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA