Quando falamos de Idade Média, nos deparamos com uma crença bastante difundida, segundo a qual o período constituiria um momento retrógrado e obscuro, uma antítese da modernidade. Se isso pode se aplicar a estruturas sociais e religiosas, certamente não vale para a cultura, a ciência e a tradução. O propósito do encontro é mergulhar nesse mundo tão distante e, ao mesmo tempo, tão precioso, para refletir sobre sua grande efervescência e seu caráter extremamente prolífico, cujas reverberações vivenciamos até hoje. Com foco na região ibérica, a palestra aborda o movimento tradutório que se afirma em Toledo no século XII e a grande tradição de ciência e tradução na corte de Afonso X. Veremos como as línguas e as culturas semíticas se tornaram protagonistas indiscutíveis da época, considerando a sua fundamental importância em transmitir o conhecimento clássico e em proporcionar novas descobertas.
Para realizar sua inscrição, clique aqui
Grátis
Valentina Cantori é formada em Literatura Italiana e Linguística pela Universidade de Roma La Sapienza, possui doutorado em Filologia e Linguística Românica pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Universidade de Macerata. Atualmente está desenvolvendo um projeto de pós-doutorado no Departamento de Letras Orientais da USP, pesquisando poesia judaica da Itália. Colabora também com o grupo de pesquisa A tradição literária italiana, associado ao Departamento de Letras Modernas.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.