Sextas-feiras, 16, 23 e 30 de outubro; 6, 13 e 20 de novembro, das 19h às 21h
Os heterônimos relidos por outros autores
O curso abordará a apropriação do sistema heteronímico por escritores contemporâneos. Nos textos escolhidos, Fernando Pessoa ortônimo, os heterônimos Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis – além do semi-heterônimo Bernardo Soares – se transmutam em personagens literários fora do corpus pessoano e adquirem matizes imprevistos na caracterização original, já bastante complexa, cuidadosamente engendrada por Pessoa entre 1914 e 1935. Aqui, a ficcionalização interna – o drama em gente – se externaliza na medida em que os escritores cooptam e releem os heterônimos valendo-se da não-originalidade como modo de produção literária.
Para realizar sua inscrição, clique aqui
As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Google Hangouts Meet.
Grátis
André do Amaral é mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Há cinco anos dedica-se ao estudo da Poesia Experimental Portuguesa, mais especificamente à obra poética de Ana Hatherly. É também poeta, com dois livros publicados: Fio no Pescoço (2009) e Panapaná: desenho pedagógico (2019).
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.