guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Programa Cinematographos de Estudos de Cinema



WORKSHOPS TEMÁTICOS

31 de Outubro de 2020 | 10h às 13h
Com Juliana Garzillo, Alexandre Nakahara, Luís M. Villaça e Ana R. Bueno
Aula 6

Sábados, 15 e 29 de agosto; 19 e 26 de setembro; 17 e 31 de outubro; 14 de novembro, das 10h às 13h; 1 de dezembro, das 19h às 21h

Nestas oficinas, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme a fim de obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos temas propostos. Em 2020, serão oferecidos os seguintes conteúdos:

- Roteiro para cinema

- Produção sonora para cinema

- Direção de elenco para cinema

- Produção executiva para cinema

- Montagem e edição de filme

- Fotografia para cinema

- Direção de arte


As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Google Hangouts Meet.


Alexandre Nakahara é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP e montador. Trabalha com filmes documentários diversos há mais de dez anos: de filmes para cinema e televisão, até institucionais e conteúdo para redes sociais. Como montador já trabalhou em séries e filmes para os canais Arte1 e Futura. Em 2016 dirigiu o documentário curta-metragem Lugares de medo e ódio financiado por um edital PROAC LGBT sobre histórias de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Como pesquisador, realizou pesquisa sobre a representação de imigrantes brasileiros no cinema japonês com bolsa CAPES entre 2017 e 2019. 

Ana Rita Bueno estreou profissionalmente no curta Franksteinpunk, de Eliana Fonseca e Cao Hamburger. Trabalhou na Itália em produções para RAI e, de volta ao Brasil, assinou projetos para televisão tais como: “Cidadão Brasileiro”, na Rede Record, e programas da TV Cultura e MTV. No cinema, assinou a direção de arte dos longas Se Deus Vier que Venha Armado, de Luís Dantas; Reflexões de um Liquidificador, do diretor André Klotzel; Super Nada, de Rubens Rewald e Rossana Foglia; Jogo das Decaptações, de Sérgio Bianchi; Hora de Perigo, minissérie dirigida por Julien Trousselier; A Divina Comédia, longa-metragem dirigido por Toni Venturi; Toda Forma de Amor, série dirigida por Bruno Barreto; entre outros. Já ministrou cursos e palestras para a Faculdade Belas Artes, FMU, Unesp São Carlos, Unimonte - Santos e no projeto “É Nóis na Fita”.

Juliana Garzillo: Produtora freelancer no ramo audiovisual, tem experiência com produção cultural ainda na área das artes e música. Atualmente tem trabalhado com produções independentes e gravações da Netflix. Doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP sob orientação da Prof. Dra. Patricia Moran, pesquisa o vídeo na internet em suas várias possibilidades: manipulação de imagens em smartphones e computador, ferramentas para vídeo em redes sociais como transmissão ao vivo, aplicação de filtros, dentre outros. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa Cnpq. Participa do Grupo de Estudos Transversalidades Poéticas no Audiovisual coordenado por Patricia Moran (USP) e Poéticas das Extremidades, com coordenação de Christine Mello (PUC-SP). Possui um capítulo no livro lançado em 2017, o Extremidades: Experimentos críticos, pela editora Estação das Letras e Cores. É membro ativo do Coletivo Quarta Pessoa do Singular.

Luís Martins Villaça
: Diretor de fotografia para cinema e vídeo digital desde 2002. Professor de direção de fotografia e audiovisual (produção de vídeos documentários) em oficinas, workshops e cursos livres. Mestre em Cinema, pelo Programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu) em Meios e Processos Audiovisuais, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Cinematografia - ABC, desde 2006.  

 
voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
agendamentoeducativo@poiesis.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR