guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



DO LIVRO AO CINEMA: OBRAS DE STEPHEN KING

05 de Julho de 2021 | 19h às 21h
Com Alessandro Yuri Alegrette
Aula 1

Segundas e quartas-feiras, 5, 7, 12 e 14 de julho, das 19h às 21h

O foco do curso é propor uma discussão sobre as adaptações cinematográficas de obras do autor norte-americano Stephen King, demonstrando de que modo sua ficção influenciou o chamado “cinema fantástico”, no qual se inserem diversos gêneros e subgêneros, como o horror, a ficção científica e o gótico. Serão discutidas as adaptações cinematográficas de obras do autor à luz de diversas abordagens crítico-teóricas sobre o fantástico e o horror artístico.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

As aulas serão online, transmitidas pela plataforma Zoom.

Grátis

 

Alessandro Yuri Alegrette é mestre e doutor em Estudos Literários pela Universidade Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP). Foi bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Concluiu a tese de doutorado "As metamorfoses da escrita gótica de Wuthering Heigths" (O Morro dos Ventos Uivantes) em abril de 2016. Suas pesquisas se concentram nas áreas de Literatura Comparada, Intertextualidade, Teoria da Literatura, Literatura Fantástica, Literatura Inglesa, Literatura Norte-Americana, Romantismo, e também nos seguintes temas: os desdobramentos do romance gótico nos séculos XVIII, XIX e XX; a retomada e reconfiguração de elementos góticos na estética do expressionismo alemão e no cinema fantástico; a fantasia e as histórias em quadrinhos e a intertextualidade entre a literatura e o cinema, entre outros.

 

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR