guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



VI ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

29 de Julho de 2021 | 18h às 20h

“Museu e modernidade: revisão de conceitos e práticas”
Coordenação do programa: Ivanei da Silva e Marcelo Tápia

O programa aconteceu em três dias seguidos, de quinta-feira a sábado: dias 29 e 30 de julho, quinta e sexta-feira, das 18h às 20h, e dia 31 de julho, sábado, das 15h às 17h. As gravações estão disponíveis no canal da Casa Guilherme de Almeida no youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLi_k4IE_szR9Ra3F19beJwSn3aJKabbWW  

Em 2021, o Encontro promovido pela Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, já em sua sexta edição, buscará focalizar e repensar concepções e propósitos associados a museus na modernidade, promovendo a discussão de questões emergentes no contexto atual. Em três dias seguidos, por meio de mesas-redondas realizadas a distância, profissionais de diversas instituições compartilharão ideias e experiências visando a contribuir para a identificação do papel sociocultural dos museus-casas, particularmente os literários, e suas perspectivas de atuação.


Programa

Entre os assuntos a serem debatidos sob o tema geral do evento, encontram-se: o museu pela óptica dos modernistas; museu, sua definição e suas funções,incluindo-se a definição de museu em discussão no ICOM; como os museus-casas se enquadram na atual discussão sobre o conceito de museu; o desenvolvimento de ações dos museus realizadas por meio de recursos digitais.
Para abranger tais assuntos, as atividades de cada dia do Encontro se orientarão pelas seguintes proposições:


Quinta-feira, 29 de julho, das 18h às 20h

 

18h Mesa de Abertura

 

Marcelo Tápia – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)

 

Coordenadores dos diversos setores dos Museus da Rede de Museus-Casas Literários (Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade)

Alexandra Rocha – Coordenadora dos Núcleos de Ação Educativa - Rede de Museus-Casas Literários

Daniel Moreira – Coordenador de Produção Cultural da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Júlio Mendonça – Coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Lívia Nonato – Coordenadora de Produção Cultural da Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária

Marcelo Tupinambá – Coordenador de Produção Cultural da Casa Mário de Andrade

Reynaldo Damazio – Coordenador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Simone Homem de Mello – Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária

Ivanei da Silva (mediador) – Museólogo – Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)



18h30 Palestra

 

Palestra: “Museu: origem, desenvolvimento e atualidade”

 

Teresa Scheiner – Professora e Coordenadora do Programa do Doutorado em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO/MAST



Sexta-feira, 30 de julho, das 18h às 20h

 

18h Palestra 

 

Palestra: “Museologia e interdisciplinaridade” 

 

Márcio Ferreira Rangel - Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST



19h Mesa-redonda

 

Mesa-redonda: “Museu e interdisciplinaridade”

 

Alexandre Santos Arantes de Souza – Diretor do Museu Casa de Cultura Hermano José (João Pessoa, PB)

 

Ângela Fraga – Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado (Salvador, BA)

 

Cássio Júnior – Secretário de Cultura de Palmeira dos Índios / Casa Museu Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios, AL)

 

Keli Mireli dos Santos - Coordenadora do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté (Taubaté, SP)

 

Marcelo Tápia (mediador) – Diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo (São Paulo, SP)



 

Sábado, 31 de julho, das 15h às 17h

 

15h Mesa-redonda

 

Mesa-redonda: ”Museu, território e alcance hoje; perspectivas para o futuro”

 

Eric Apolínário – Pesquisador - Casa Menotti Del Picchia (Itapira, SP)

 

Marina Rodrigues – Assistente no Museu Gustavo Teixeira (São Pedro, SP)

 

Ricardo Pieretti Câmara – Jornalista – Casa Museu Manoel de Barros (Campo Grande, MS)

 

Solange Duarte Alvarenga - Coodenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade /Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira, MG)

 

Davidson Kaseker (mediador) – Coordenador do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – SISEM-SECEC-SP (São Paulo, SP)




Para realizar a sua inscrição, clique aqui

O evento será online, transmitido pelo Zoom.


Grátis


Sobre o Encontro de Museus-Casas Literários

O Encontro visa à participação de instituições com perfil de museu-casa que podem ser distinguidos como espaços focados em literatura, em âmbito nacional. Seu objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. É destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.



Alexandre Santos Arantes de Souza 

Mestre (2019) em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPB). Graduado em Comunicação Social - Rádio & TV pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2015). É Produtor Cultural da UFPB desde 2018, onde exerce a função de diretor do Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ). No MCCHJ, orienta estudantes de graduação e coordena projetos de Extensão universitária. Desde 2014 é pesquisador vinculado ao Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de estudo, ensino, pesquisa e extensão, de natureza multidisciplinar e interinstitucional. Integra a Rede de Educadores de Museus da Paraíba (REM-PB) e o Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Paraíba (Forcult-PB).

 

Angela Fraga 

Advogada com especialização em administração de empresas, exercendo o cargo de diretora executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, onde as suas atribuições são aquelas inerentes à governança geral, com foco nos contratos e convênios e na coordenação de projetos, com destaque às ações vinculadas à digitalização e disponibilização do acervo (documental, fotográfico e hemeroteca) e a revitalização da exposição permanente da Casa, com o incremento às suas políticas de acessibilidade. Cumulativamente é a coordenadora geral da Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, que acontece desde 2017 em Salvador - Ba. No desempenho das suas funções, se dedica rotineiramente a buscar investidores para o financiamento de práticas e políticas culturais, coordenar exposições, publicações, seminários e palestras.

 

Cássio Júnio Ferreira da Silva

Indígena Xukuru-Kariri. Licenciado em História (UNEAL), possui especialização em História do Brasil (UCAM) e mestrado em Antropologia Social (PPGAS/ICS/UFAL), é membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território (GPMIT). Militante do movimento indígena atuando em nível local como membro da "Comissão de Jovens e Lideranças Xukuru-Kariri" e em nível nacional da "Articulação Brasileira de Indígenas Antropólogos" (ABIA). Professor de História na Rede Estadual de Ensino. Atualmente está cursando três cursos de especialização: Gestão em Educação à Distância (IFRO), História de Alagoas (IFAL) e Pueblos Indígenas, Derechos Humanos y Cooperación Internacional (UC3M, Espanha). Secretário Municipal da Cultura em Palmeira dos Índios.

 

Davidson Kaseker

Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP) e graduado em Letras pela USP (1983). Especialista em Administração de Empresas pelas Faculdades Armando Álvares Penteado - FAAP (2000) e em Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/MinTur (2010) e em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona (2019). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e, desde junho de 2013, é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Atualmente integra o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (CONDEPHAAT). 

 

Eric Apolinário 

Graduando em História pelo Claretiano - Centro Universitário; autor do livro “Inverno Escarlate - Vida e Morte nas Trincheiras do Front Leste”. Nos últimos oito anos tem atuado no Museu Histórico e Pedagógico “Com. Virgolino de Oliveira” nas áreas de pesquisa, curadoria de exposições, atendimento ao público e a escolas municipais, estaduais e particulares com foco na história local e na conscientização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Possui experiência e capacitação nas áreas de conservação preventiva e digitalização de papéis, fotografias e negativos, tendo participado de diversas oficinas e cursos oferecidos por diversas instituições pelo Brasil. Em 2022 lançará os livros "O Crime da Penha", uma pesquisa sobre o assassinato de um delegado abolicionista em 1888 e "Correio Militar-M.M.D.C.", sobre a instituição paulista que atuou durante a chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

 

Ivanei da Silva

Museólogo pela UniRio, é mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de são Paulo, que inclui a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade.

 

Keli Mireli dos Santos 

Coordenadora do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté. Atriz pela Escola de Artes Maestro Fêgo Camargo. Bacharel em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade do Vale do Paraíba. Atriz e colaboradora do grupo de pesquisa Coletivo Poros (Taubaté-SP). Comissão avaliadora da Mostra Teatral de Taubaté em 2017 e 2019, bem como Comissão regulamentadora do Conselho Municipal de Cultura de Taubaté em 2018 e Comissão avaliadora dos Projetos da Lei Aldir Blanc de Taubaté em 2020. Instrutora de artes pela prefeitura de Taubaté desde 2011, atuando no Museu Monteiro Lobato desde 2013 na área artística, e atualmente Coordenadora Geral do espaço.


Marcelo Tápia

Poeta, tradutor, ensaísta e professor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.

 

Márcio Ferreira Rangel

Museólogo, Mestre em Memória Social e Doutor em História das Ciências. Representante do Brasil na reunião de especialistas da UNESCO, para a elaboração da Recomendação para a Salvaguarda do Patrimônio Museológico (2012). Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da UNIRIO/MAST. De 2015 a 2018 representante do Brasil no Programa Iber-Museus. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC para graduações em museologia. Consultor ad hoc do CNPq e da CAPES. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em coleções histórico-científicas, história da ciência, Políticas Públicas para museus e patrimônio, memória e patrimônio. 

 

Marina Rodrigues 

Formada em Comunicação Social, pós-graduada em Design Gráfico, e atualmente presta serviço junto ao Museu Gustavo Teixeira. Estudante de História e Museologia, encontrou na área uma grande paixão. Aliando os conhecimentos em gerenciamento de comunicação ao amor pelos museus e pelos livros, ela é responsável pelo conteúdo digital do Museu e da Biblioteca Gustavo Teixeira. Apaixonada pelo universo da literatura, Marina também é autora de ficção.

 

Ricardo Pieretti Câmara

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 1999; Doutor em Humanidades também pela Universidade Autonoma de Barcelona, 2007; Presidente da Fundação Nelito Câmara em Ivinhema desde sua criação em 2005. Dentre outras publicações participou na organização e tradução, junto com mais sete poetas, entre eles Albert Roig e Zoraida Burgos, de uma antologia de Manoel de Barros para o Catalão, com o título de “Ribas del Dessemblat”, ed. Moutaner, Barcelona, 2005.  Atuou nas produções artísticas: Série para televisão “O Menino que Engoliu o Sol” (Co-roteirista,  2019), Livro infantil “Para a chegada do Leonardo” (2013) e do Vídeo Documentário “Os Causos: uma poética pantaneira”, Ricardo Pieretti Câmara e Alexandre Spengler (2007) entre outros.

 

Solange Duarte Alvarenga 

Licenciatura curta em Letras - Faculdade de Ciências Humanas de Itabira- FACHI. Funcionária pública da Fundação CCDA na área de Atividades Culturais por mais de 24 anos.  Coordena projetos de divulgação da obra Drummondiana internacionalmente, em âmbito nacional e local para diversos públicos. Ministra palestras sobre a Vida e Obra de Drummond em todo território Nacional. Desenvolve ações de proteção ao patrimônio cultural Itabirano junto a UFMG e IEPHA.  Participa nos Festivais de Inverno desde a sua criação.  Coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade.

 

Teresa Cristina Moletta Scheiner

Bacharel em Museologia pelo Museu Histórico Nacional (1970), com Habilitação para Museus de Ciências; Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1977/78); MESTRE (1998) e DOUTORA (2004) em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Professor Associado 3, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Coordenadora, Doutorado em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS. Coordenadora, Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS, UNIRIO/MAST (2006-2017). Vice-Presidente, Conselho Internacional de Museus - ICOM (2010/2016). Editora Chefe, MUSEUM INTERNATIONAL (2014-2017). Membro do Conselho Executivo, ICOM (2004/2010). Presidente, Comitê Internacional de Museologia - ICOFOM/ICOM |(1998/2000). Criadora e Consultora Permanente do ICOFOM LAM. Criadora e Consultora Permanente do ICOFOM LAM, o Subcomitê do ICOFOM no âmbito da América Latina e do Caribe, é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa em Museologia e representante do pensamento sobre o campo.



voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR