Em atendimento à legislação eleitoral, parte de alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.


 
guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



IDENTIDADE EM WALTER SALLES

01 de Fevereiro de 2022 | 19h às 21h
Com Cyntia Calhado
Aula 1

Terças-feiras, 1, 8, 15 e 22 de fevereiro, das 19h às 21h

Walter Salles faz parte da renovação do ambiente cultural brasileiro pós-redemocratização. Realizou, até o momento, dez longas-metragens. Central do Brasil (1998) foi o filme que o projetou dentro e fora do país. O longa é um dos marcos da Retomada e foi premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim de 1998. No conjunto de seus trabalhos, Walter Salles articula um plano de visibilidade sobre a experiência contemporânea relacionada às identidades locais, aos impactos da globalização e ao desamparo. O objetivo deste curso é abordar a construção da identidade em obras de Walter Salles, considerando espaço, tempo e contato com a alteridade como fatores que organizam essa construção identitária. Analisaremos como essas questões são elaboradas no plano da imagem e da narrativa visual.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Grátis



Cyntia Calhado é jornalista, crítica, curadora, pesquisadora e professora universitária dos cursos de Comunicação e Audiovisual. É doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – onde desenvolveu pesquisa sobre intensidades da imagem em movimento, narrativa audiovisual e experiência estética no cinema contemporâneo –, e mestre pela mesma instituição. É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos (Estação das Letras e Cores, 2017), organizado por Christine Mello, e também da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento (Appris, 2019), organizada por Marina Cavalcanti Tedesco e Rogério Luiz Oliveira. Organizadora, junto com Aline de Caldas Costa, e uma das autoras da coletânea Cinematografia, Expressão e Pensamento - Volume 2(Appris, 2021). É associada da Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual) e integra o grupo de pesquisa Cinematografia, Expressão e Pensamento, que tem a direção de fotografia como campo de estudo.

 

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR