guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Exposição



A EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA QUE NÃO ACONTECEU NA SEMANA DE 22

12 de Março de 2022 | 11h

Com Guilherme Tosetto e grupo de pesquisa A fotografia e a Semana de Arte Moderna

Um grupo de pesquisadores reunidos pela Casa Guilherme de Almeida trabalhou para reconhecer como era praticada a fotografia em 1922, ou, de modo mais amplo, na década de 1920. Ao vasculhar acervos, coleções e bibliotecas em todo o Brasil à procura da memória da fotografia no período, a presença e a ausência de registros fotográficos foram consideradas para se pensar esta exposição. Embora a fotografia que circulava entre os modernistas fosse marcada pela falta de identificação da autoria das imagens, estas já apareciam nas páginas da imprensa, e começavam a fazer parte do imaginário cotidiano por meio da publicidade de aparelhos e serviços fotográficos. A partir dessas reflexões e de um levantamento histórico extenso, os pesquisadores, sob a coordenação do curador Guilherme Tosetto, propuseram linhas de investigação e recortes para apresentar um panorama que deixa transparecer que ainda há muito o que ser reconhecido na história da fotografia brasileira do começo do século XX.

 

APRESENTAÇÃO MUSICAL NO EVENTO DE ABERTURA:

“A Exposição de Fotografia que Não Aconteceu na Semana de 22” será aberta por uma apresentação musical de choro do grupo Fora de Contexto, às 11h do dia 12 de março, na área externa do museu Casa Guilherme de Almeida. Fora de Contexto é um quarteto que surgiu em 2020 a partir do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP Tom Jobim. O grupo se concentra no choro, nos seus subgêneros e em estilos como o baião e o forró; conta, em sua formação, com Amanda Calixto na flauta, Leonardo Matheus no cavaco, Matheus Caitano no violão de 7 cordas e Nathalie Magalhães na percussão.

A atividade será realizada no Museu Casa Guilherme de Almeida. EndereçoRua Macapá, 187 – Perdizes/SP

Entrada gratuita.

 

 

Guilherme Tosetto, fotógrafo e pesquisador, é doutor em Fotografia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, mestre em Multimeios pela Unicamp e especialista em Fotografia pela Universidade de Londrina. É docente e coordenador do bacharelado em Fotografia e da pós-graduação em Fotografia do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR