guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Programa Formativo para tradutores literários



OFICINA DE TRADUÇÃO DE PROSA (ESPANHOL-PORTUGUÊS)

04 de Junho de 2022 | 14h às 17h
Com Marina Waquil
Aula 3

Sábados, 7 e 21 de maio, 4 e 25 de junho, 13 e 27 de agosto, 10 de setembro, 8 e 22 de outubro, 5 e 12 de novembro, das 14 às 17h

 

A oficina propõe a tradução de textos literários de escritoras e escritores espanhóis e latino-americanos modernos e contemporâneos. Serão trabalhados textos de diferentes gêneros – conto, crônica, fragmentos de romance, ensaio e diário – produzidos por autoras e autores de contextos sócio-históricos e literários diversos. A partir deles, a oficina procura mostrar diferenças (estilísticas, estéticas, lexicais, rítmicas, históricas e políticas) e seu impacto nas escolhas tradutológicas, além de aprofundar a noção de que a tradução literária é um exercício que demanda não só repertório linguístico e interpretação afinada, mas também posicionamento crítico.

 

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

Para mais informações sobre o Programa Formativo para Tradutores Literários, clique aqui.

 

Marina Waquil é doutora e mestra em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com tradução, edição e revisão de textos em português e espanhol. Atualmente faz pós-doutorado no programa Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA), da Universidade de São Paulo (USP), onde atua com a interface entre tradução, estudos de gênero e linguística de corpus. Também é co-coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Ação em Feminismos, Gênero e Tradução da USP.  

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR