Em atendimento à legislação eleitoral, parte de alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.


 
guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



SARAMAGO: OLHARES E FICÇÕES

05 de Agosto de 2022 | 19h às 21h
Com Ricardo Augusto de Lima
Aula 1

Sextas-feiras, dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 19h às 21h

 

Motivado pelo centenário do escritor português, que se completa em novembro próximo, este curso tem o objetivo de discutir os olhares lançados à realidade por Saramago e sua forma de trabalhá-los em sua ficção. A partir da leitura e discussão, o curso contemplará a leitura e a discussão de textos ficcionais, incluindo-se contos e trechos de romances. A ideia é discutir a relevância do escritor em 2022, doze anos após a sua morte, evidenciando para isso a intertextualidade, o hibridismo de gêneros e a ideologia política como propulsores de uma ficção autorreferencial, sem deixar de contemplar temas usualmente relacionados ao autor, como sua perspectiva do sagrado e o experimentalismo de sua pontuação.

 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui!


A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

 

Grátis.

 

Ricardo Augusto de Lima fez pós-doutorado em Literatura pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Letras – Estudos Literários, com período sanduíche na Universitat de Barcelona. É professor adjunto do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias na Universidade Estadual de Maringá. Atua na área editorial de livros didáticos desde 2005 para Ensinos Fundamentais I e II como redator, autor, revisor e editor. Assinando como Ricardo Dalai, tem poemas e contos publicados em coletâneas, além das obras Histórias bem-contadas: contos da tradição popular brasileira (com Marcia Paganini), O príncipe atrasado: uma paródia teatral dos contos de fadas (com Cassia Leslie), e Nove lendas urbanas aterrorizantes (com Susana Ventura), todos de literatura infantojuvenil. Publicou recentemente seu primeiro romance adulto, Trinta e três, pela editora Patuá.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR