guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



VII ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS 2022 – “AGORIDADE: A RECONSTRUÇÃO DO PASSADO NO PRESENTE”

28 de Julho de 2022 | 19h às 21h

De quinta a sábado, 28 a 30 de julho de 2022

O Encontro, já em sua sétima edição, focalizará a temática "Agoridade: a reconstrução do passado no presente", inspirada no conceito adotado como norteador para as atividades dos Museus-Casas Literários de São Paulo para o ano de 2022. O conceito de "agoridade", colhido de um marcante ensaio de Haroldo de Campos, envolve a eleição de referências do passado a partir das quais o presente se reinventa.

Será emitido certificado ao participante que tiver 75% de frequência no Encontro, mediante solicitação.

  

Quinta-feira, 28/7 (evento híbrido):

Das 19h às 21h – Mesa de abertura: “O futuro dos museus-casas em rede”

A mesa de discussão acontecerá presencialmente no Anexo do museu Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de Almeida, nº 1943), e será transmitida por meio da plataforma Youtube. Para acessar, clique aqui!

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Participantes:
Angélica Fabbri (diretora executiva da ACAM PortInari);
Marcelo Tápia (diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo);
Paula Paiva Ferreira – coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo;
Renata Motta – presidente do ICOM Brasil; diretora executiva do IDBrasil.

Mediador:
Ivanei da Silva (museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo)

Apresentações especiais:
Júlio Mendonça (coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas)
Marcelo Tupinambá (coordenador de programação da Casa Mário de Andrade)
Simone Homem de Mello (coordenadora do Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida)

Encerramento:
Apresentação do Coral da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura


Sexta e sábado, 29 e 30/7 (online):

 

ACOMPANHE TODAS AS PALESTRAS DO EVENTO PELO LINK DO ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/84521808236


Para esses dias, estão previstas três mesas de discussão, realizadas online, por meio da plataforma Zoom. Representantes de diversas instituições compartilharão suas experiências a partir do tema proposto para as apresentações.
Nesta edição do Encontro pretende-se, ainda, a criação de um grupo de estudos sobre questões relativas a essa tipologia de museu, visando a incluir um fator de continuidade do Encontro além de sua realização anual.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Sexta-feira, 29/7:

11h – Palestra: “Museu e Anti-museu: outras histórias”
Com o historiador Francisco Régis Lopes Ramos

14h30 – Palestra: “Reconstruir passados em museus?”
Com a historiadora Aline Montenegro Magalhães (Museu Histórico Nacional – RJ /IBRAM)

16h – Mesa 1: “A reconstrução do passado: experiências”

Participantes:
Márcia Luíza Freitas Ganem - Presidente do Instituto Casa de Castro Alves (Salvador, BA);
Maria João Amado – Coordenadora de Comunicação do Memorial Casa do Rio Vermelho (Salvador, BA);
Ivan Teixeira de Barros - Museu Gustavo Teixeira (São Pedro, SP)


Mediadora:
Tayna Rios (Assessora Técnica de Coordenador / UPPM/SEC-SP)

18h – Mesa 2: “A reconstrução do passado: experiências”

Participantes:
Ronaldo Alves de Oliveira – Diretoria de Museus - Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Cordisburgo, MG)
Marlene Gomes Vellasco: Diretora do Museu Casa de Cora Coralina – Cidade de Goiás (GO)
Ana Cláudia Rôla Santos – Coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Diretoria de Museus - Secretaria de Estado de Cultura e
Turismo de Minas Gerais

Mediador:
Davidson Kaseker – Gerente do Museu de Culturas Indígenas

Sábado, 30/7:

 

11h - Visita virtual: Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade

Com Alexandra Rocha (coordenadora do Núcleo de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo)


14h30 – Mesa 3: “A reconstrução do passado: experiências”

Participantes:
Ezequiel Barel Filho – Diretor de Cultura e Turismo de Itapira (Itapira, SP);
Solange Duarte Alvarenga - Coodenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade /Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (Itabira, MG)
Juliana Maria de Carvalho - Coordenadora do museu histórico, folclórico e pedagógico Monteiro Lobato (Taubaté, SP).
Fernando José Arouca – arquiteto, diretor da Arquiprom.

Mediadora:
Cecília Machado – Coordenadora do Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza.

16h – Discussão: “Implementação de grupo de discussão sobre museus-casas literários”

Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro.

17h – “Quase sarau”: Leituras de textos dos patronos dos museus, por seus representantes.
Com a participação dos representantes das instituições participantes do Encontro.

Sobre os participantes do Encontro:

Alexandra Rocha
É coordenadora dos Núcleos de Ação Educativa da Rede de Museus-Casas Literários de S. Paulo. Bacharel em Artes Plásticas pela ECA-USP (1998), atua com arte-educação e coordenação artístico-pedagógica há 21 anos em museus e espaços culturais em São Paulo, como CEU, Fábrica de Cultura e Caixa Cultural São Paulo, além de ministrar aulas e cursos para professores, educadores e outros públicos.

Aline Montenegro Magalhães
É doutora em História Social pelo PPGHIS/UFRJ, com pós-doutorado em museologia pelo PPGP-MUS Unirio/Mast. É historiadora no Museu Histórico Nacional há mais de vinte anos, onde atualmente está Diretora Substituta; professora credenciada do Profhistória da Unirio e do MBA em Gestão de Museus - UCAM.

Ana Cláudia Rôla Santos
Licenciada e Especialista em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Há 13 anos coordena o Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, onde desenvolve projetos que objetivam o conhecimento, a divulgação e a preservação da vida e da obra do poeta Alphonsus de Guimaraens, dialogando com a literatura, de um modo geral, e com a educação patrimonial. Acompanhou todo o processo de revitalização do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, sendo responsável pela curadoria da exposição de longa duração do Museu.

Angélica Fabbri
Museóloga, Especialista em Arte Educação e Museu pela Escola de Comunicação e Artes – ECA –-USP. Pós-Graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESP/SP, possui Mestrado Profissional (MBA) em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas- SP. É Diretora Executiva da Associação de Amigos do Museu Casa de Portinari – ACAM Portinari, responsável pela gestão dos seguintes museus do interior do Estado de São Paulo: o Museu Índia Vanuíre (Tupã), o Museu Felícia Lerner e o Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão), e o próprio Museu Casa de Portinari (Brodósqui). É responsável pela Curadoria da Nova Exposição de Longa Duração do Museu Casa de Portinari, bem como pelo Programa de Edificações e Infraestrutura.

Cecília Machado
É formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Atualmente presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.

Davidson Kaseker
Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP) e graduado em Letras pela USP (1983). Especialista em Administração de Empresas pelas Faculdades Armando Álvares Penteado (FAAP) e em Turismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/MinTur (2010). Foi Secretário Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e exerceu, de 2013 a 2022, o cargo de diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). Atualmente é gerente do Museu de Culturas Indígenas, de São Paulo.

Ezequiel Barel Filho
Historiador, formado pela Universidade Estadual de Campinas, com mestrado em História da Arte, Patrimônio e Turismo Cultural pela Universidade de Coimbra e especialização em Arte e Cultura Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente trabalha com levantamento do patrimônio histórico-cultural e ministra aulas de educação patrimonial em diversas cidades brasileiras. Realizou pesquisas nas áreas de História da Ciência, História da Arte e Patrimônio Histórico-cultural. Atuou, também, como professor de História, História da Arte, Educação Patrimonial e pesquisador.

Fernando José Arouca
Arquiteto e sócio-diretor da Arquiprom desde 1992. Nos últimos 30 anos vem atuando nas diferentes funções que envolvem os projetos e produções de exposições, museus e afins. É idealizador da exposição "Os dois em 22", sendo a ARQUIPROM responsável pela expografia e identidade visual da mostra.

Francisco Régis Lopes Ramos
Professor Titular do Departamento de História da UFC, possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Tem atuado principalmente nos seguintes temas: memória, escrita da história, tempo e literatura.

Ivan Teixeira de Barros
Pedagogo pela Universidade Luterana do Brasil, com especialização em Arte e Educação pela Centro Universitário Claretiano. Conservador e Restaurador pelo Museu de Arte Sacra de São Paulo, atualmente é Coordenador de Cultura em São Pedro (SP) e Diretor do Museu Gustavo Teixeira, naquela cidade.

Ivanei da Silva
Museólogo pela UniRio, é mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como museólogo da Rede de Museus-Casas Literários de são Paulo, que inclui a Casa das Rosas, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade.

Juliana Maria de Carvalho
Coordenadora do Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, tem formação em história e pedagogia. Atuou por 10 anos como professora, tendo exercido a função de Vice Diretora de Escola de Ensino Integral durante cinco anos. Foi Coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Taubaté durante 2 anos, e, atualmente é Coordenadora do Museu Monteiro Lobato, na mesma cidade.

Júlio Mendonça
Poeta, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo. Coordena o Centro de Referência Haroldo de Campos, da Casa das Rosas. Foi o curador da exposição “Esdrúxulo! 100 anos da morte de Augusto dos Anjos” e organizou o livro Poesia (Im)Popular Brasileira. Publicou, também, o livro Democratizar a participação cultural.

Marcelo Tápia
Poeta, tradutor, ensaísta e professor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, onde também realizou pós-doutorado em Letras Clássicas. É professor do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP. Dedicado a estudos acerca de museus-casas, preservação e produção de memória, é diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de S. Paulo.

Marcelo Tupinambá Leandro
Mestre em Musicologia na USP e doutorando em Musicologia na UNESP. Tem graduação em História na PUC-SP. Desde 2005, desenvolve pesquisa mesclando história, música e educação. Desenvolve trabalhos em arte-educação e formação de professores. É Coordenador de Programação Cultural do museu Casa Mário de Andrade.

Márcia Luíza Freitas Ganem
Designer e gestora social, mestra em Gestão Social, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração-NPGA-UFBa, defendendo nestas diversas áreas de atuação, a relação entre design, empreendedorismo cultural e desenvolvimento territorial. Foi conselheira para moda no Conselho Nacional de Políticas Culturais do Ministério da Cultura de 2010 a 2014. Como designer, é detentora da patente de utilização da fibra de poliamida na moda nos Estados Unidos, Brasil e Países Europeus. Desfila suas coleções no Brasil e nos Estados Unidos. Fundou e presidiu o Instituto de Design e Inovação de 2006 a 2016 e atualmente preside o Instituto Casa de Castro Alves, que promove trabalhos de rede junto a comunidades Tradicionais. Publicou o livro Design Dialógico: Gestão Criativa, Inovação e Tradição e é Gestora Criativa do programa Design Dialógico, operado no Baixo Sul, Litoral Sul, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e Chapada Diamantina, territórios de identidade da Bahia.

Maria João Amado
Redatora publicitária, com especialização em redes sociais, atuou por 10 anos no mercado publicitário baiano. Trabalhou também na catalogação e transformação da casa de Jorge Amado e Zélia Gattai em Memorial e está engajada, desde o início, nesse projeto. Atualmente faz parte da equipe de gestão e dinamização de conco ativos culturais da Prefeitura Municipal de Salvador: Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Casa do Carnaval da Bahia, Cidade da Música da Bahia, Espaço Carybé de Artes e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.

Marlene Gomes Vellasco
Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é professora da Unidade Universitária Cora Coralina, na mesma instituição. Dirige o Museu Casa de Cora Coralina, na Cidade de Goiás (GO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando nas disciplinas: literatura portuguesa, literatura brasileira e teoria da literatura.

 

Paula Paiva Ferreira
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto com mobilidade acadêmica pela Universidade de Coimbra em Gestão Cultural, com extensão em Arqueologia e Pesquisa pela Universidade de Pisa e MBA Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC. Atualmente sendo Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e Presidente e Presidente do Conselho de Orientação do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Renata Vieira da Motta
Arquiteta, com atuação nas áreas de arquitetura e urbanismo, com ênfase em Museus e Gestão Cultural. De 2011 a 2016 atuou na área de museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, como Diretora Técnica do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). Atualmente é presidente do ICOM Brasil e Diretora Executiva da ID Brasil, Organização Social (OS) de Cultura responsável pela gestão do Museu do Futebol, desde sua inauguração em setembro de 2008, e do Museu da Língua Portuguesa, desde julho de 2012.

Ronaldo Alves de Oliveira
Licenciado em Pedagogia e História pela FEMM (Sete Lagoas, MG), é pós-graduado em Pedagogia pela UNI (Belo Horizonte). Participa de cursos de Aperfeiçoamento na Escola Guignard, UEMG (Belo Horizonte), e de Educação Artística na UFOP (MG). Atuou como professor de Artes e de História em Cordisburgo, e no Centro de Referência do Professor, em Belo Horizonte. É Coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo (MG).

Simone Homem de Mello
Escritora e tradutora literária. Escreveu libretti para as óperas Orpheus Kristall (Munique, 2002), Keine Stille außer der des Windes (Bremen, 2007; Mannheim, 2022), UBU – eine musikalische Groteske (Gelsenkirchen, 2012). Seus poemas em português estão reunidos nos livros Périplos, Extravio Marinho, Terminal, à Escrita e em antologias brasileiras e estrangeiras de poesia contemporânea. Suas mais recentes publicações são Augusto de Campos – Poesie (organização e tradução para o alemão, 2019), Ensaio sobre o cansaço e Ensaio sobre o dia exitoso, ambos de Peter Handke (tradução, 2020), Arno Holz: Phantasus – Poema non-plus ultra (tradução e teoria, 2022). Coordenou, de 2012 a 2014, o Centro de Referência Haroldo de Campos da Casa das Rosas, onde hoje atua como pesquisadora de acervo. Desde 2011, coordena o Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida.

Solange Duarte Alvarenga
Licenciada em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira- FACHI, foi funcionária pública da Fundação CCDA na área de Atividades Culturais por mais de 24 anos. Coordena projetos de divulgação da obra de Carlos Drummond de Andrade nos âmbitos internacional, nacional e local, para diversos públicos. Ministra palestras sobre a vida e a obra de Drummond em todo o território brasileiro. Desenvolve ações de proteção ao patrimônio cultural itabirano junto à UFMG e ao IEPHA. Participa nos Festivais de Inverno de Minas Gerais desde a sua criação. É Coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade.

Tayna Rios
Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é graduada em História pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude. Atuou mais de dois anos no Sistema Estadual de Museus –SISEM-SP, e foi docente na ETEC Parque da Juventude na área de História e Museologia. Possui experiência na área de gestão de acervos museológicos, bibliográficos e arquivísticos, em gestão de banco de dados, em pesquisa e em produção cultural. Atualmente é assessora técnica de coordenação na Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e integra a Comissão de Avaliação de Documento e Acesso – CADA.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR