guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Palestra



CAMÕES E PETÖFI - ICONOGRAFIA DE UM CULTO LITERÁRIO

26 de Janeiro de 2023 | 19h às 21h
Com István Rácóczi

A palestra versa sobre a iconografia de dois poetas nacionais, Luís Vaz de Camões (1524- 1580) e Sándor Petőfi (1823-1849), português e húngaro respectivamente, que foram calorosamente abraçados pelos Românticos, que lhes tributaram um autêntico culto literário. Morrer esquecido e na miséria ou morrer jovem, ceifado no campo de batalha, são dois tópicos que serão tratados de forma comparativa através de duas telas, a de Francisco Augusto Metrass e a de Viktor Madarász, contextualizados por mitos secundários, como o do naufrágio, - em que Camões salva o manuscrito da sua epopeia -, ou da hipótese “sebastianista” sobre o segundo, em sobreviver a batalha de Segesvár fatal e ser deportado para a Sibéria, onde teria recomeçado a sua vida.

  

A atividade será no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943, Sumaré/SP.

 

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

 

Grátis.

 

István Rákóczi é mestre em História e Filologias Espanhola e Portuguesa (1982, Universidade ELTE de Budapeste) e doutorado pela mesma universidade com uma tese sobre “Fernão Mendes Pinto e a crítica coeva da expansão portuguesa”, bem como pela Academia das Ciências da Hungria com a tese académica “Fontes e factos, o primeiro e segundo cerco de Diu” (1996). Fez as suas provas de agregação (venia legendi) na Universidade de Pécs na Hungria em 2006. Professor catedrático, tendo exercido o cargo de Diretor do Departamento de Português da Universidade ELTE de Budapeste. É professor visitante de várias universidades, membro correspondente do CHAM e da Academia da Marinha de Lisboa, e antigo vice-presidente da Associação Internacional de História da Náutica e da Hidrografia. Suas obras e pesquisas são de caráter interdisciplinar e dividem-se entre história e literatura. Como camoniano é responsável por uma edição crítica de Os Lusíadas e recentemente duma antologia lírica de Luís Vaz de Camões na Hungria.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR