Sábado, 2 de setembro, das 14h às 18h
Sábados, 9 e 16 de setembro, das 10h às 13h e das 14h às 18h
A oficina tem por objetivo mostrar como o restauro e o acondicionamento interferem na integridade da obra. Muitas vezes, as interferências que buscam reintegram as obras acabam por danificá-las pelo uso de materiais ou técnicas inadequadas, inclusive de qualidade arquivística. A oficina capacita o aluno a intervir adequadamente para estabilizar danos em livros e outros documentos. Serão mostrados como executar pequenos reparos, tais como preenchimento de áreas, consolidação de rasgos, intervenção de lombadas danificadas, a utilização correta das colas e do papel japonês usados nesses reparos.
A atividade será realizada presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Endereço: Rua Cardoso de Almeida, nº 1943 – Sumaré, São Paulo, SP. Inscrições até 1/9.
Vagas esgotadas. Para se inscrever na lista de espera, clique aqui.
Grátis.
Marlene Laky é jornalista pela PUCCAMP. Conservadora-restauradora pelo SENAI-SP. Trabalha exercendo a mesma função no Museu Casa Guilherme de Almeida -SP desde 2010. Ministra diversas oficinas relacionada a livros em instituições como: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, ECA-USP, Casa da Palavra Santo André, Museu Paulo Setúbal, de Tatuí, Casa de Portugal, ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), Biblioteca Mario de Andrade. Já foi consultora em conservação e restauro junto ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)-USP nos acervos de Aracy Amaral e Antonio Candido. Estagiou no Petöfi Irodálom Múzeum em Budapeste.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.