guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



STANLEY KUBRICK: poesia e precisão no cinema

18 de Fevereiro de 2017 | 10h às 17h
Por Franthiesco Ballerini
Aula 2

Sábados, 11 e 18 de fevereiro, das 10h às 17h (com intervalo para almoço)

O curso propõe um mergulho na cinematografia de um dos maiores diretores do cinema mundial, começando pela formação de seu olhar como fotógrafo, passando pela escolha dos primeiros temas de seus filmes, o tratamento dos roteiros e a concepção fotográfica e de direção de arte em obras de ficção científica e filmes de guerra. Será feito um passeio por todas as obras do diretor, estudando suas referências e analisando suas proezas técnicas, estéticas e de linguagem.

 

Conteúdo Programático:

- A formação do olhar: o fotógrafo Stanley Kubrick

- A seleção e desenvolvimento da ideia original

- Casting e tratamento com o elenco: a rigidez de direção

- Concepção fotográfica e direção de arte: criando novas tecnologias a serviço do tema

- Adaptação ou inspiração literária: estudos caso a caso

- Ficção Científica: a abordagem atemporal e o segredo da montagem

- Filme de Guerra: conceito x contexto - Som: a massa de sons nos filmes de terror

 

Trechos de Filmes exibidos

2001 – Uma Odisseia no Espaço

O Iluminado

Barry Lindon

Nascido para Matar

Laranja Mecânica

Grátis.



Franthiesco Ballerini é jornalista, mestre em Comunicação Social. Trabalhou durante oito anos no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura e foi editor do caderno Divirta-se, edição interior. Nos últimos cinco anos, exercia a função de repórter e crítico de cinema. Fez reportagens como correspondente internacional em Los Angeles (EUA), Mumbai (Índia), Toronto (Canadá), Cidade do México (México) etc. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado durante três anos, no programa Eldorado à Noite, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015). Trabalhou como assessor de imprensa da Novartis Biociências e de empresas como Akzo Nobel. Foi crítico de cinema do jornal O Vale e colunista cultural de um programa ao vivo da TV Gazeta, além de professor de Jornalismo e Publicidade da Universidade Mogi das Cruzes. Por sete anos, foi Coordenador Geral de Cursos da Academia Internacional de Cinema, responsável pela criação e desenvolvimento de quase 40 cursos. É produtor e roteirista do documentário Bollyworld (Índia/EUA/Brasil 2009), produtor do curta Legacy (Itália/Brasil 2015), produzido para a Giorgio Armani e exibido no 59º BFI London Film Festival, e diretor e roteirista do curta Nome (Brasil 2015), selecionado para o 9º Festival Internacional Cinemúsica de Conservatória (RJ) e Great Lakes International Film Festival (EUA). Atualmente, é colaborador com matérias culturais para a Revista Cult, professor da Academia Internacional de Cinema e das Faculdades Integradas Rio Branco e professor convidado da pós-graduação da FAAP. É membro votante da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR