guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



LITERATURA BRASILEIRA TRADUZIDA: MÁRIO DE ANDRADE E JOÃO GILBERTO NOLL

01 de Abril de 2017 | 15h às 17h
Por Jessica Falconi e Nikos Pratsinis

(Centro de Estudos de Tradução Literária)

Os tradutores estrangeiros de literatura brasileira selecionados como bolsistas do Programa de Residência 2016 da Fundação Biblioteca Nacional apresentam e comentam o seu trabalho na Casa Guilherme de Almeida, parceira do Programa, ao lado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em abril, a Casa recebe o tradutor grego de Amar, verbo intransitivo, de Mário de Andrade, bem como a tradutora italiana de Hotel Atlântico, de João Gilberto Noll. Durante o processo de tradução das obras, os bolsistas da FBN percorrem o seu roteiro de pesquisa no Brasil, apresentando seu trabalho na Casa Guilherme de Almeida durante sua estada em São Paulo.


Grátis.

Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários.



Jessica Falconi nasceu em Nápoles, em 1977. É pesquisadora na área de Literatura de Língua Portuguesa, na Universidade de Lisboa. Possui doutorado em Estudos Ibéricos pela Universidade de Nápoles “L’Orientale”, onde exerceu atividade docente, entre 2007 e 2013, na área de Tradução, Língua Portuguesa e Literatura. É tradutora de português para italiano, com enfoque especial na literatura portuguesa e brasileira. Entre os autores traduzidos estão Lima Barreto, Franklin Távora, Manuel Antônio de Almeida, Milton Santos, Irene Lisboa, Raúl Brandão.

Nikos Pratsinis é tradutor de inglês, espanhol, português e catalão para o grego, professor de tradução, tradutor-intérprete e proprietário da empresa de tradução e interpretação COM OE, em Atenas.  Após ter se licenciado em Química pela Universidade de Atenas, realizou um master na Universidad Complutense, em Madrid, e estudou Língua e Literatura Portuguesa em Lisboa.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA