guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Exposição



NÓS: 100 anos

20 de Junho de 2017 | 10h às 18h

Curadoria de Ivanei Silva, Marlene Laky e Marcelo Tápia

A partir de 20 de junho, das 10h às 18h

Esta exposição celebra os 100 anos da publicação do primeiro livro de poemas de Guilherme de Almeida, Nós, exibindo aspectos do cenário de lançamento da obra e suas repercussões. Inserida no contexto da antiga residência do poeta, que traz a memória do modernismo paulista e da intensa atuação do escritor em São Paulo, a mostra permite reviverum período marcante de nossa cultura.

Grátis



Ivanei da Silva é museólogo pela UniRio e mestre em Memória Social e Documentos pela mesma instituição. Atuou em diversos projetos de produção, conservação e montagem de exposições e, atualmente, trabalha na Poiesis – Instituto de Apoio à Língua, à Cultura, e à Literatura, atuando como museólogo da Casa Guilherme de Almeida e da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, onde é responsável pelos projetos expográficos das exposições temporárias realizadas pela instituição.

Marcelo Tápia, poeta, ensaísta e tradutor, é graduado em Letras (Português e Grego) e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Autor de cinco livros de poemas, traduziu, entre outras obras, os romances Os passos perdidos (2008) e O reino deste mundo (2010), de Alejo Carpentier. É coorganizador do livro Transcriação (2013), de Haroldo de Campos. Integra o corpo de professores do Tradusp – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da FFLCH-USP. Dirige a Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária e a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.

Marlene Laky é jornalista pela PUC-CAMP e conservadora-restauradora formada pelo SENAI. Ministrou diversas oficinas sobre conservação de livros em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, onde trabalha atualmente.



voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA