guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
biblioteca
serviços

Cine Lacaneando



ORESTES (2015), de Rodrigo Siqueira

13 de Maio de 2017 | 14h
Por Reinaldo Cardenuto e Maria Lúcia Homem

(Núcleo Cinematographos)

CINE LACANEANDO

Ciclo de filmes variados seguidos de debates com participação de psicanalistas, cineastas, escritores e outros convidados.
Curadoria: Patrizia Corsetto

ORESTES (2015), de Rodrigo Siqueira

O documentário apropria-se da história de Ésquilo e promove o seu encontro com a história do Brasil. E se Orestes fosse brasileiro, filho de uma militante político e de um agente da ditadura militar infiltrado? E se aos seis anos de idade ele tivesse visto sua mãe ser torturada e morta pelo pai? E se esse mesmo Orestes, 37 anos depois, matasse o pai, um torturador anistiado, em 1979, durante o processo de redemocratização? A partir dessas perguntas, a trama usa um júri simulado e uma série de sessões de psicodrama para investigar como a ditadura militar deixou marcas profundas nas narrativas oficiais e na subjetividade dos brasileiros.

Grátis



Maria Lucia Homem é psicanalista, pesquisadora do Núcleo Diversitas da USP, professora da FAAP e da Casa do Saber. É pós-graduada em Psicanálise e Estética pela Universidade Paris VIII e doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP. Além disso, é idealizadora do PANCINEMA.

Patrizia Corsetto é radialista pela FAAP, jornalista pela Fundação Cásper Líbero, com especialização em Estudos Literários pela Universidade Anhanguera. Editora do site de psicanálise Lacaneando e coordenadora do projeto “Diálogos do Lacaneando” na Livraria da Vila. É membro do Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo.

Reinaldo Cardenuto é formado em Jornalismo pela PUC e em Ciências Sociais pela USP. Possui mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Meios e Processos Audiovisuais pela também USP. Atualmente é professor de História do Cinema na FAAP e membro de corpo editorial da Significação-Revista de Cultura Audiovisual e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | casaguilhermedealmeida@gmail.com
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

POIESIS
POIESIS
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA