guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



OBRAS ABERTAS: História sincrônica da literatura

30 de Setembro de 2017 | 10h30 às 13h30
Com Flávio Ricardo Vassoler
Aula 5

Sábados, de 26 de agosto a 25 de novembro (exceto feriados prolongados) , das 10h30 às 13h30 

Em diálogo com distintas (porém complementares) correntes críticas, tais como o formalismo russo, o estruturalismo e a psicanálise, o pós-estruturalismo e a noção de obra aberta, de Umberto Eco, este curso procurará analisar textos literários para que, a partir de suas constituições, seja possível apreender suas múltiplas interpretações e relações sincrônicas e polissêmicas. Serão analisados textos de Goethe e Dostoiévski, Machado de Assis e Kafka, Wisława Szymborska e Camus, James Baldwin e Svetlana Alexievitch, entre outros importantes autores.

Grátis



Flávio Ricardo Vassoler, escritor e professor universitário, é doutor em Letras pela FFLCH/USP, com estágio doutoral junto à Northwestern University, em Chicago. É autor de Tiro de Misericórdia e O Evangelho segundo Talião, e organizador de Dostoiévski e Bergman: o niilismo da modernidade. Periodicamente, atualiza o Portal Heráclito (www.portalheraclito.com.br), página em que posta fragmentos de seus textos literários, os programas do Espaço Heráclito e as fotonarrativas de suas viagens pelo mundo.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR