guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Debate



JORNALISMO LITERÁRIO EM PAUTA

12 de Maio de 2018 | 15h

Organização: André Cáceres, Bruna Meneguetti
Com Christian Carvalho Cruz, Vitor Hugo Brandalise e Monica Martinez

Os jornalistas André Cáceres e Bruna Meneguetti, autores do livro Corações de Asfalto, série de reportagens literárias, conduzirão este debate sobre o que é e qual a atuação do jornalismo literário na atualidade, o futuro das grandes reportagens na imprensa e como aliar as técnicas narrativas da literatura ao rigor de verificação de fatos do jornalismo. Para a discussão, foram convidados jornalistas que pesquisam e/ou trabalham com o gênero.


Grátis



André Cáceres é escritor e jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Autor do romance distópico Cela 108 (Multifoco, 2015) e coautor de Corações de Asfalto (Patuá, 2018), foi um dos vencedores do Concurso Scribe de Contos (2014) e do concurso Pauliceia 900 (2016). Publicado na antologia Além da Terra, Além do Céu (Chiado, 2016), atualmente escreve sobre literatura para o jornal O Estado de S. Paulo e trabalha em sua próxima ficção científica, Nebulosa. 

Bruna Meneguetti é escritora e jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Em 2016, um trecho de O Céu de Clarice (Amazon, 2017) a fez ser aprovada no Curso Livre de Preparação do Escritor (CLIPE), na Casa das Rosas. Coautora de Corações de Asfalto (Patuá, 2018), foi publicada na antologia Curva de Rio (Giostri, 2017) e no livro Prêmio Catarata de Contos e Poesias (2017). Ganhou o edital da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para publicar, em 2018, seu romance histórico O Último Tiro de Guanabara. Site: www.brunameneguetti.com.br 

Christian Cavalho Cruz é paulistano do Jaçanã e tem 43 anos. Estudou em escola pública e, depois, jornalismo na PUC-SP. Começou a trabalhar como jornalista aos 19, na Rádio Trianon, da capital. Passou pelas redações da Folha de S. Paulo, revistas Placar, Quatro Rodas, Boa Forma, TV1 Editorial, Revista da Semana, Istoé Dinheiro, Época Negócios e caderno Aliás, do Estadão, entre outras. Em 2012, seu livro "Entretanto Foi Assim que Aconteceu", uma coletânea de textos originalmente publicados no Aliás, foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria reportagem.

Monica Martinez é doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Rádio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas em Austin. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde ministra a disciplina de Jornalismo Literário e desenvolve pesquisas vinculadas ao tema. É presidente da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo) e coordenadora do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. No exterior, integra a IALJS (International Association for Literary Journalism Studies), onde integra o Strategic Service Committee. Seu livro acadêmico mais recente, Jornalismo Literário: tradição e inovação (Insular, 2016), foi selecionado como finalista do Prêmio Jabuti na categoria Comunicação em 2017.

Vitor Hugo Brandalise nasceu em Videira (SC), em 1984, e vive no Rio de Janeiro. É jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade de La Coruña e trabalhou como repórter no caderno Aliás e na editoria Metrópole de O Estado de S. Paulo, além de editor da revista GQ. Atualmente, é editor do site da revista piauí. É vencedor de nove prêmios nacionais e internacionais de reportagem, entre eles o Petrobras de Jornalismo 2013 e o Vladimir Herzog 2016. É autor dos livros O Último Abraço - Uma História Real sobre a Eutanásia no Brasil (Record, 2017) e O Theatro Municipal de São Paulo: histórias surpreendentes e casos insólitos (Senac, 2013).

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA