guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Mesa-Redonda



DE UMA LÍNGUA PARA OUTRA

25 de Agosto de 2018 | 15h
Por Célia Pacheco, Mônica Nakajima e Nanami Sato

Profissionais que trabalham com a recepção e a integração de novos imigrantes e/ou refugiados em São Paulo, sobretudo com o ensino do português e com a formação de professores de línguas estrangeiras, relatarão suas experiências no contato com diferentes culturas. A conversa terá um foco especial na barreira da língua e no processo de integração pela palavra.

Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo para Tradutores Literários.

Grátis



Célia Pacheco é natural de São Carlos (SP). Graduou-se em Serviço Social pela PUC-SP, mas sem atuação na área. Trabalhou como bancária do Banco do Brasil, na área de assistência à saúde dos funcionários. Ministra aulas de português e alfabetização, no Instituto Adus, na Biblioteca Mário de Andrade e, atualmente, na Casa das Rosas, e convivecom refugiados fora do ambiente de aula.

Mônica Nakajima candidatou-se, em 2016, para auxiliar nas aulas de português do Instituto Adus, aceitando o desafio de aprender e perceber como ensinar um novo idioma para pessoas de origens diversas. Através dos resultados apresentados, passou a ver a língua portuguesa com outros olhos, pela perspectiva dos alunos. Em 2017, foi convidada para ser uma das coordenadoras do curso. É responsável pela parte administrativa do curso de francês no projeto Mente Aberta, que capacita refugiados como professores de idiomas.

Nanami Sato é licenciada em Letras, com mestrado e doutorado na área de metodologia de ensino (voltada para o Português) pela USP. Além da rede estadual de ensino, foi professora de Língua Portuguesa da Faculdade Cásper Líbero, por 20 anos. Desde 2015, ensina português para refugiados na Bibli-ASPA.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA