guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



AS LÍNGUAS DAS CANÇÕES

16 de Outubro de 2018 | 19h às 20h30
Por Lívia Nestrovski e Fred Ferreira

Este espetáculo com a cantora Lívia Nestrovski e o violonista e guitarrista Fred Ferreira apresenta canções metalinguísticas – isto é, canções que falam da própria língua e suas possibilidades na relação com a música. Tupi-guarani, yorubá, português, francês, inglês, inúmeros dialetos mestiços, poesia musicada, canto-falado, aliterações, onomatopeias, neologismos, tudo isso faz parte deste passeio pela língua viva do Brasil.

Grátis

 


Fred Ferreira
é graduado em Composição e Viola de Orquestra pela UNICAMP. Atua como arranjador, diretor musical, trilhista e instrumentista em diversos projetos, tanto no meio erudito quanto popular. Tocou e gravou com artistas como Alcione, Rita Benneditto, Orlandivo, Bebeto, Jair Rodrigues e Jussara Silveira. Foi solista do samba-enredo de 2013 da Mocidade Independente de Padre Miguel, arranjador do concerto “Imagine: A Canção Inglesa de Purcell aos Beatles” (para teorba, viola da gamba e contratenor) e do projeto “Cartas e Canções” (para guitarra elétrica, teorba, contratenor e cantora popular). Fez trilhas para os espetáculos “Conhece-te a ti mesmo”, “A Terceira Margem do Rio” e para o curta-metragem “Iracema”. Em 2014, participou do Java Jazz Festival, em Jakarta, Indonésia, e em 2015, apresentou-se no Maracanã (com Samba de Santa Clara) e no Rock in Rio (com João Sabiá). Tocou também no Womex 2015, em Budapest, com Rita Benneditto. Após seis anos em turnê com seu primeiro disco, tendo passado por EUA, França, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Rep. Checa, Estônia, Colômbia, Argentina, Líbano e Síria, além de todas as regiões do Brasil, e feito 37 shows no último ano, o duo Lívia Nestrovski e Fred Ferreira prepara seu segundo disco, que flerta com o mundo dos eletrônicos e dos sons sintetizados. 

Lívia Nestrovski iniciou seus estudos musicais nos Estados Unidos. Formou-se em Canto Popular pela UNICAMP e é mestre em Musicologia pela Uni-Rio. Foi professora de Canto e História da Música na Faculdade Santa Marcelina, São Paulo. Desde 2008, é solista de Arrigo Barnabé e lançou, ao lado do compositor e de Luiz Tatit, o disco “De Nada Mais a Algo Além” (2014), fruto de parcerias inéditas dos dois compositores. Lívia também canta ao lado de Arthur Nestrovski e Zé Miguel Wisnik, com quem se apresentou em 2014 e 2015 na Fundação Gulbenkian, em Lisboa, Portugal. Com Arthur, gravou o disco Pós Você e Eu (2016). Cantou como convidada da Orquestra à Base de Corda (Curitiba), Orquestra Jovem Tom Jobim (São Paulo), Coro Jovem do Estado (São Paulo) e Orquestra Jazz Sinfônica (SP). Participou, à frente da University of Illinois Jazz Concert Big Band, nos Estados Unidos, de um concerto em homenagem a Milton Nascimento, e também cantou com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, no Teatro Municipal de São Paulo.

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ESTADUAL
OUVIDORIA