guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Mesa-Redonda



NOITE LITERÁRIA HÚNGARA: SÁNDOR MÁRAI

03 de Maio de 2019 | 19h às 21h
Por Helder Mariani, Edith Elek e Balázs József

Este evento, realizado pelo Consulado-Geral da Hungria em São Paulo, pretende abordar a obra do renomado escritor e jornalista húngaro Sándor Márai (1900-1989). A partir de debates a respeito de seus trabalhos mais expressivos, como As brasas, peça recentemente encenada em São Paulo, os convidados oferecerão uma visão mais ampla a respeito deste que é considerado um dos mais importantes autores em língua húngara. 

Programação

- Abertura;

- Leitura de um trecho de As Brasas, por Helder Mariani;

- Palestra com a tradutora literária a Edith Elek sobre tradução e o autor;

- Exibição de breve fala de Tibor Mészáros, com Balázs József – Museu Literário Petofi de Budapeste.


Grátis

 

Edith Elek nasceu em São Paulo, em 1945. Estudou no Colégio Dante Alighieri, cursou um ano na Faculdade de Jornalismo Cásper Libero, um ano de Escola de Arte Dramática e um ano da Faculdade de Comunicações da USP. Foi estagiária no Jornal Estado de São Paulo e trabalhou na Bloch Editores, na Editora Abril e na TV Globo, onde criou o programa TV Globinho.Em 1985, criou uma associação para apoio emocional a pacientes com câncer, o Cora, em seguida o ReVida, e fez formação em Psicodrama. Trabalhou como terapeuta nessas entidades e em consultório durante mais de dez anos.Trabalhou, também, no Grupo Editorial Summus, onde foi responsável por dois selos,  Ágora e MG, permanecendo até 2009.Há alguns anos, dedica-se a traduzir livros do húngaro para o português.

Helder Mariani é educador, mestre e doutorando em Filosofia pela PUC-SP. Também é professor de Filosofia e Teatro, ator, dramaturgo e encenador. Atualmente, está em cartaz com seus espetáculos: Os JecasJoão da Cruz e A Casa da Mariquinhas.

Balázs József   é o Cônsul Cultural e de Educação do Consulado-Geral da Hungria em São Paulo desde 2017. Esta é a primeira missão do jovem diplomata húngaro que entrou em contato pelo primeira vez com a língua portuguesa morando em Portugal entre 2005 e 2008. Estudou economia e administração internacional na Universidade Tecnológica e de Ciências Econômicas de Budapeste e na Universidade Nacional de Serviço Público da Hungria. Considera a  divulgação da cultura húngara no Brasil uma tarefa nobre, na qual sempre pode contar com a preciosa colaboração dos membros da numerosa comunidade húngara residente no Brasil.


voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA