guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



O FIM DO FUTURO

17 de Agosto de 2020 | 19h
Por Alexandre Matias e André Graciotti
Aula 3

Segundas-feiras, 3, 10, 17 (aulas previamente gravadas) e 24 de agosto (encontro ao vivo), às 19h

A partir dos anos 1980, a ficção científica determinou que o fim do futuro havia chegado. No período, as histórias do gênero passaram a abordar questões como compulsão tecnocientífica, cataclismo ecológico, realidade virtual, ultracapitalismo e rebeldia política, para vislumbrar um futuro distópico que parecia ser o estágio final da humanidade. Filmes como BladeRunnerAkira12 macacosMatrixWall-EA.I.Exterminador do futuro Gattaca, entre outros, estabeleceram que o futuro seria necessariamente opressor e pessimista. As características comuns a essas produções, entre outras, serão analisadas no curso, a fim de mostrar como elas contribuíram para uma ideia cínica e pessimista de futuro.

Para realizar sua inscrição, clique aqui

As aulas gravadas serão disponibilizadas no YouTube.
A aula ao vivo será transmitida online, através da plataforma Google Hangouts Meet.

Grátis

 

Alexandre Matias é jornalista dedicado a cultura, comportamento e tecnologia há vinte e cinco anos, tendo colaborado com os principais veículos de comunicação no Brasil. Sua produção está centralizada no site Trabalho Sujo (trabalhosujo.com.br), que mantém desde 1995. Foi curador de diversos projetos, entre o do Cine Doppelgänger, na Casa Guilherme de Almeida, e do Cine Ensaio (Unibes Cultural). Faz parte do conselho consultivo da Semana Internacional da Música de São Paulo, do júri de música popular da Associação Paulista de Críticos de Arte e do júri do Prêmio Multishow de Música Brasileira. 


André Graciotti é pós-graduado em Comunicação, Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG, debate cinema no Escafandro Podcast e escreve sobre tudo o que assiste no site letterboxd. Foi diretor de arte de veículos como EspressoMTV Brasil e O Estado de S. Paulo, além de editor de arte da Azul Magazine. Também é músico e produtor musical com os projetos autorais Cellardoor e Superior Completo. Foi curador e apresentador do projeto Cine Ensaio (Unibes Cultural).

voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA