guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços



WORKSHOPS TEMÁTICOS

de de |
Por Danilo Komniski e Franthiesco Ballerini

Sábados, 15 e 29 de agosto; 19 e 26 de setembro; 17 e 31 de outubro; e 14 de novembro, das 10h às 13h

Nestas oficinas, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme a fim de obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos temas propostos. Em 2020, serão oferecidos os seguintes conteúdos:

- Roteiro para cinema

- Produção sonora para cinema

- Direção de elenco para cinema

- Produção para cinema

- Fotografia para cinema / Direção de arte

- Montagem e edição de filme


As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Google Hangouts Meet.



Danilo Komniski
 é formado em Cinema pela FAAP. Estudou na EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños -, em Havanna, Cuba, onde realizou o documentário "Por Cuenta Propia". Sua primeira experiência no audiovisual foi a roteirização e direção do curta-metragem “A Poética do Inconsciente”. Também roteirizou e dirigiu o curta-metragem “Elas“, premiado como melhor filme no Festival Lobo de Prata. Escreveu e dirigiu o curta-metragem “Clara Luz”, além de ter participado de diversos curtas-metragens trabalhando em equipe de direção e como ator. O curta-metragem “Mão Única” foi destaque em diversos festivais nacionais e internacionais. Na Bolívia, codirigiu um documentário sobre a eleição de Evo Morales, ministrou palestras de cinema nesse país e está em negociação de uma nova coprodução com o premiado diretor boliviano Juan Carlos Valdívia. Dirigiu videoclipes e comerciais e foi assistente de direção de Carlos Manga Junior. Participou no departamento de direção em filmes como “Heleno”, de José Henrique Fonseca; “Jogo das Decapitações”, de Sergio Bianchi; “Aos Ventos que Virão”, de Hermano Penna; e do seriado que terá formato de longa-metragem ”Rondon - O Grande Chefe”, de Marcelo Santiago. Atualmente, é o diretor do longa-metragem “Não Tive Tempo Para Ter Medo” em fase de pré-produção. Além disso, está lançando o curta-metragem “Mãe Preta”.

Franthiesco Ballerini é jornalista e doutorando em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em audiovisual e jornalismo cultural. Ingressou num dos maiores jornais da América Latina, ‘O Estado de S.Paulo’, ainda muito jovem. Acumulou experiência de repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina. Em mídia impressa, colaborou para revistas especializadas como ‘Cult’ e ‘Bravo!’. No rádio, atuou como colunista cultural da Rádio Eldorado e, na televisão, como colunista de cinema para a TV Gazeta. Atualmente, é colunista de jornalismo cultural no Observatório da Imprensa. Foi coordenador geral da Academia Internacional de Cinema, tendo gerenciado uma equipe de colaboradores e professores e desenvolvido mais de 40 cursos livres. Atuou como professor de instituições como FAAP, UMC, Universidade Cruzeiro do Sul e Faculdades Integradas Rio Branco. Ministrou palestras e master classes sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois e Loyola University, nos EUA. Publicou ‘Diário de Bollywood’, o primeiro livro em língua portuguesa sobre o cinema indiano no mundo; ‘Cinema Brasileiro no Século; ‘Jornalismo Cultural no Século 21’; e ‘Poder Suave – Soft Power’. Em 2020, lançou ‘História do Cinema Mundial’. Produziu filmes, como o documentário ‘Bollyworld’ e ‘Legacy’ e ‘Nome’, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR