guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços



WORKSHOPS TEMÁTICOS

17 de Outubro de 2020 | 10h às 13h
Por Juliana Garzillo, Alexandre Nakahara e Luís M. Villaça
Aula 5

Sábados, 15 e 29 de agosto; 19 e 26 de setembro; 17 e 31 de outubro; e 14 de novembro, das 10h às 13h

Nestas oficinas, de caráter introdutório, o aluno terá contato com profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme a fim de obter noções básicas que o auxiliarão na compreensão dos temas propostos. Em 2020, serão oferecidos os seguintes conteúdos:

- Roteiro para cinema

- Produção sonora para cinema

- Direção de elenco para cinema

- Produção executiva para cinema

- Fotografia para cinema / Direção de arte

- Montagem e edição de filme


As aulas serão transmitidas online, através da plataforma Google Hangouts Meet.

 

Alexandre Nakahara é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP e montador. Trabalha com filmes documentários diversos há mais de dez anos: de filmes para cinema e televisão, até institucionais e conteúdo para redes sociais. Como montador já trabalhou em séries e filmes para os canais Arte1 e Futura. Em 2016 dirigiu o documentário curta-metragem Lugares de medo e ódio financiado por um edital PROAC LGBT sobre histórias de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Como pesquisador, realizou pesquisa sobre a representação de imigrantes brasileiros no cinema japonês com bolsa CAPES entre 2017 e 2019. 

Juliana Garzillo: Produtora freelancer no ramo audiovisual, tem experiência com produção cultural ainda na área das artes e música. Atualmente tem trabalhado com produções independentes e gravações da Netflix. Doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP sob orientação da Prof. Dra. Patricia Moran, pesquisa o vídeo na internet em suas várias possibilidades: manipulação de imagens em smartphones e computador, ferramentas para vídeo em redes sociais como transmissão ao vivo, aplicação de filtros, dentre outros. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa Cnpq. Participa do Grupo de Estudos Transversalidades Poéticas no Audiovisual coordenado por Patricia Moran (USP) e Poéticas das Extremidades, com coordenação de Christine Mello (PUC-SP). Possui um capítulo no livro lançado em 2017, o Extremidades: Experimentos críticos, pela editora Estação das Letras e Cores. É membro ativo do Coletivo Quarta Pessoa do Singular.


Luís Martins Villaça: Diretor de fotografia para cinema e vídeo digital desde 2002. Professor de direção de fotografia e audiovisual (produção de vídeos documentários) em oficinas, workshops e cursos livres. Mestre em Cinema, pelo Programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu) em Meios e Processos Audiovisuais, na linha de pesquisa História, Teoria e Crítica, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Cinematografia - ABC, desde 2006.  

 
 
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Quarta a sábado, das 12h às 16h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

OUVIDORIA