guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Curso



O QUE CHAPLIN NÃO FALOU

de de |
Por Donny Correia

Período de inscrições: de 13 a 30 de novembro
Período de disponibilização das aulas, na plataforma Hotmart: de 1 a 30 de dezembro

Em 1927, com a chegada do cinema sonoro, um dos maiores ícones do universo hollywoodiano, Charles Chaplin (1889-1977) recusou-se solenemente a aderir à novidade por acreditar que os diálogos poderiam matar seu mais emblemático personagem, Carlitos, o adorável vagabundo, figura construída por anos a partir do humor essencialmente físico. Nadando contra a corrente dos grandes estúdios, e mantendo-se firme em seu cinema mudo (ou quase), Chaplin passou a realizar trabalhos cada vez mais autorais e carregados de críticas à sociedade e à própria indústria cinematográfica.

Este curso fará um panorama da carreira de Chaplin, que compreende seus longas-metragens, desde O garoto (1921) até O grande ditador (1940), destacando sua linguagem visual e quais soluções utilizou para compensar a resistência ao uso da voz. Veremos que, se por um lado a popularidade de seus filmes entrou em declínio na virada dos anos 1920 para os anos 1930, por outro, seu apuro narrativo essencialmente visual apresentou um salto qualitativo poucas vezes observado em artistas que precisaram se reinventar.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui

R$ 70,00

 



Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, "Corpocárcere" (2013) e "Zero nas Veias" (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Em 2016 publicou uma compilação das críticas cinematográfica do poeta modernista Guilherme de Almeida, lançada pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida - antologia da crítica cinematográfica. Sua obra mais recente, publicada em 2018, é "Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção".

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR