De 18 a 21 de julho, das 19h às 21h
Do pesadelo disforme de O Gabinete do Dr. Caligari à paranoia religiosa do recente A Bruxa, o curso pretende refletir sobre as diferentes configurações do gótico ao longo da história do cinema. Os embates entre razão e superstição, e ciência e sobrenatural, assim como a distinção entre horror e terror serão alguns dos aspectos abordados a partir da análise de um conjunto seleto de filmes, que abarca obras do Expressionismo Alemão, produções de terror da Universal Pictures nos anos 1930, o terror noir-psicológico de Val Lewton, as produções da Hammer, o gótico italiano de Mario Bava, o ciclo de adaptações de Poe por Roger Corman e os desdobramentos do cinema de horror nas últimas décadas.
Caso as vagas estejam esgotadas nesta página, clique aqui
Grátis.
Fernando Brito é doutor em Literatura Inglesa pela USP, com especialização em romance gótico. Paralelamente aos estudos literários, atua como pesquisador e crítico de cinema, tendo colaborado com diversas publicações, além de ser o curador da Versátil Home Video desde 2002, tendo idealizado e supervisionado o lançamento de mais de 500 clássicos e filmes cult em DVD e Blu-ray, incluindo coleções temáticas de terror/horror, como Obras-Primas do Terror, Vampiros no Cinema, Zumbis no Cinema e Giallo.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.