guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

O Núcleo Cinematographos da Casa Guilherme de Almeida abre inscrições para nova turma de seu programa de caráter formativo, cujo propósito é oferecer ao aluno, leigo ou com alguma experiência na área, uma abordagem dinâmica que lhe permita compreender a execução de tarefas ligadas ao cinema, bem como pensar a estética dessa arte de maneira crítica.

O programa organiza-se em dois eixos: o primeiro, de informação teórica, abrange aulas de História do Cinema e Teorias do Cinema; o segundo, voltado a aspectos práticos, é composto de workshops intensivos.

AS AULAS SERÃO EM FORMATO ON-LINE, PREVENDO-SE DOIS ENCONTROS PRESENCIAIS (TAMBÉM TRANSMITIDOS EM PLATAFORMA DIGITAL).


PRÉ-REQUISITO PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PROGRAMA CINEMATOGRAPHOS DE ESTUDOS DE CINEMA

Não é necessário que o candidato tenha familiaridade prévia com questões teóricas ou práticas do cinema, mas é desejável que tenha interesse em desenvolver uma consciência crítica acerca das áreas que compõem o universo cinematográfico.

PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa.

COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR

Os participantes deverão somar no mínimo 75% de presença em cada disciplina do Programa, e elaborar um trabalho de natureza crítica com forma e tema de livre escolha. Também deverá participar de pelo menos duas atividades (como palestras e cursos breves) da programação geral, aberta ao público, do Núcleo Cinematographos de Estudos de Cinema, da Casa Guilherme de Almeida, ao longo do período de realização do Programa.

OOs alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ciclo do ano seguinte.

Para quem cumprir os quesitos apresentados, será emitido um Certificado de Conclusão do Programa.

INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

As inscrições para o Programa Cinematographos, a ser realizado entre março e julho de 2023, estão abertas e poderão ser feitas até o dia 28 de fevereiro.

Ficha de inscrição 2023

CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:

08/03/2023 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.

de 08/03/2023 a 12/03/2023 – Cada candidato deverá enviar um e-mail para o endereço contato@casaguilhermedealmeida.org.br, confirmando a aceitação da vaga, e se matricular no Programa, mediante pagamento da taxa única de matrícula por meio de depósito ou transferência bancária (Banco do Brasil – Agência: 6998-1 – conta corrente: 7878-6 – CNPJ Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.: 00.894.851/0001-25).

16/03/2023 – AULA INAUGURAL COM LAÍS BODANZKY - “Fazer cinema hoje”

A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 250,00

- Serão concedidas cinco bolsas integrais a candidatos selecionados no processo seletivo que declararem baixa renda por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casaguilhermedealmeida.org.br

O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:

Eixo de teoria e informação

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 1

Terças-feiras, de 21 de março a 09 de maio, das 19h às 21h (em frequência semanal)

A primeira parte dos estudos de História do Cinema abordará o contexto da criação do filme, a exploração criativa dos primeiros realizadores, de Meliès a Griffith, passando pelo cinema de vanguarda, até meados dos anos 1940.

HISTÓRIA DO CINEMA – Módulo 2

Terças-feiras, de 16 de maio a 04 de julho, das 19h às 21h (em frequência semanal)

Em continuidade ao estudo cronológico do cinema, o módulo abordará o surgimento do cinema de autor a partir do Neorrealismo e da Nouvelle Vague, bem como suas reverberações no cinema mundial. Além disso, apresentará as estéticas autorais no cinema comercial, tais como a Nova Hollywood e a retomada do Cinema Brasileiro.

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 1

Quintas-feiras, de 23 de março a 11 de maio, das 19h às 21h (em frequência semanal)

O aluno terá contato com os principais autores que pensaram a estética e a mecânica do fenômeno cinematográfico sob vários ângulos. Começando em Hugo Munsterberg, passando por Eisenstein, Vertov e Balazs até André Bazin, o módulo versará sobre o nascimento da teorização cinematográfica calcada no contexto sociocultural europeu da primeira metade do século XX.

TEORIAS DO CINEMA – Módulo 2

Quintas-feiras, de 18 de maio a 13 de julho, das 19h às 21h (em frequência semanal)

Dando continuidade ao anterior, este módulo abordará as teorias do cinema que tiveram destaque na segunda metade do século XX, começando em Siegfried Kracauer e seguirá adiante com trabalhos formulados por Christian Metz, Baudry, Deleuze e por teóricos contemporâneos como David Bordwell.

Eixo de discussão de aspectos práticos

WORKSHOPS TEMÁTICOS

Nestas oficinas de caráter introdutório, ministradas por profissionais de diversas áreas que compõem a realização de um filme, os alunos poderão obter noções básicas que os auxiliarão na compreensão dos temas propostos. Em 2023, serão oferecidos os seguintes conteúdos:

- Produção para cinema
- Roteiro para cinema
- Direção de arte para cinema
- Fotografia para cinema
- Produção sonora para cinema
- Montagem e edição de filme

Os workshops ocorrerão nos dias 1, 15 e 29 de abril; 13 e 27 de maio; 10 e 24 de junho, sábados, das 10h às 13h.

WORKSHOP DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA

O Programa prevê, também, um workshop de crítica de cinema, que também reservará um tempo para uma orientação geral relativa à elaboração do trabalho de conclusão de curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

O Núcleo Cinematographos de Estudos de Cinema, da Casa Guilherme de Almeida, realiza uma programação de cursos, debates e palestras abertos ao público geral que poderão complementar a vivência dos participantes do Programa Cinematographos. Entre as atividades previstas, encontra-se uma conversa com um ou mais diretores de cinema, acerca de suas experiências na direção de filmes.

Cronograma de aulas

CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES:

AULA INAUGURAL COM LAÍS BODANZKY – 16/2

Laís Bodanzky é roteirista e diretora de cinema e teatro, formada em cinema pela Faap e sócia na produtora Buriti Filmes. Seu primeiro longa-metragem Bicho de sete cabeças (2001) viajou o mundo e abriu portas para as suas realizações seguintes que também foram reconhecidas no Brasil e no exterior: Chega de saudade (2008), As melhores coisas do mundo (2010), Como nossos pais (2017) e A viagem de Pedro (2021). Seus filmes estiveram nos festivais de Berlim, Locarno, Roma, NY entre outros. Como produtora, Laís assina as produções dos longas Uma história de amor e fúria, Ex Pajé e A última de floresta, todos dirigidos por Luiz Bolognesi e a nova animação de Alê Abreu, Perlimps, além dos seus próprios longas. Por dois anos foi presidente da empresa de audiovisual da cidade de São Paulo, Spcine, e por 15 anos coordenou os projetos Tela Brasil de exibição e educação audiovisual nas periferias do Brasil levando mais de 1,5 milhão de pessoas ao cinema pela primeira vez. Desde 2019 é membra da Academia Americana do Oscar. Atualmente integra o Conselho de Economia Criativa da FIESP e é vice-presidente da Entidade de gestão de direitos sobre obras audiovisuais (EGEDA/ Brasil).

DISCIPLINAS REGULARES:

HISTÓRIA DO CINEMA e WORKSHOP DE CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA:

Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, "Corpocárcere" (2013) e "Zero nas Veias" (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Em 2016 publicou, pela editora Unesp, Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica. Sua obra mais recente, publicada em 2018, é Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção.

TEORIAS DO CINEMA:

Raphael Cubakowic é montador e crítico de cinema. Responsável pela montagem de obras como "Fragmentos de Uma Metrópole", "Pontos de Vista" e "Toda Sombra Parece Viva". Foi editor e produtor na Versátil Home Video por quatro anos, e desde 2018 ministra aulas sobre história, estética e teoria do cinema.

WORKSHOPS TEMÁTICOS

DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA:

Lu Bueno é uma premiada diretora de arte, cenógrafa, figurinista e pesquisadora. Bacharel em Desenho Gráfico pela FAAP, Mestre em artes/cenografia pela USP-ECA, é doutouranda e desenvolve sua pesquisa no curso de Pós em Design na FAU-USP. Ao longo de sua carreira ministrou inúmeras palestras e cursos em escolas como a AIC/Academia Internacional de Cinema, do Instituto de Cinema, e hoje leciona como professora convidada na Universidade Belas Artes para os cursos de Pós-Graduação, e na Escola SP de Teatro. Portfólio: https://vimeo.com/lubueno

ROTEIRO PARA CINEMA:

Franthiesco Ballerini é jornalista, mestre e doutorando em Comunicação Social. Trabalhou no Grupo Estado, onde escreveu nas áreas de cidades, economia e cultura, foi editor do caderno “Divirta-se”, edição interior, e exerceu, também, a função de repórter e crítico de cinema. Foi colunista cultural da Rádio Eldorado, tendo sido também colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo!. Publicou os livros Diário de Bollywood - Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015).

MONTAGEM E EDIÇÃO DE FILME:

Sérgio Gagliardi é sócio da DGT Filmes onde dirigiu, editou e roteirizou os longas Fios de alta tensão, Convicto, Fair play? e Qualé o teu negócio?, codirigiu e editou o longa Filmefilia. Editou Fakir, A moça do calendário, Ralé e Poder dos afetos de Helena Ignez, além de filmes de Diego da Costa, Well Darwin, Os Albertos e outros. Entre 2008 e 2010 dirigiu o quadro Circular periférico na TV Cultura SP. Dirigiu e editou diversos curtas e médias que assim como os longas foram exibidos e premiados em festivais no Brasil e exterior, na TV e streaming.

PRODUÇÃO PARA CINEMA:

Juliana Garzillo é produtora freelancer no ramo audiovisual, tem experiência com produção cultural ainda na área das artes e música. Atualmente tem trabalhado com produções independentes e gravações da Netflix. Doutoranda em Processos Audiovisuais na ECA-USP sob orientação da Prof. Dra. Patricia Moran, pesquisa o vídeo na internet em suas várias possibilidades: manipulação de imagens em smartphones e computador, ferramentas para vídeo em redes sociais como transmissão ao vivo, aplicação de filtros, dentre outros. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com bolsa Cnpq. Participa do Grupo de Estudos Transversalidades Poéticas no Audiovisual coordenado por Patricia Moran (USP) e Poéticas das Extremidades, com coordenação de Christine Mello (PUC-SP). Possui um capítulo no livro lançado em 2017, o Extremidades: Experimentos críticos, pela editora Estação das Letras e Cores. É membro ativo do Coletivo Quarta Pessoa do Singular.

FOTOGRAFIA PARA CINEMA:

Bruno Polidoro é graduado em Realização Audiovisual e mestre em Comunicação pela Unisinos. Atua há quinze anos como diretor de fotografia em filmes, videoartes e séries. Fotografou 18 longas-metragens, que estreiaram em importantes festivais como Sundance (“A Nuvem Rosa”, de Iuli Gerbase, 2021), IDFA: International Documentary FilmFestival Amsterdam (“5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto, 2020), PÖFF: Tallinn Black Nights (“A Colmeia”, de Gilson Vargas, 2019), e Chicago Latino Film Festival (“Legalidade”, de Zeca Brito, 2019). Recebeu mais de 25 prêmios de melhor fotografia em festivais, com destaque para os seis recebidos no Festival de Cinema de Gramado. Também fotografou as séries “O Ninho”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Outfest Los Angeles 2016 – International Special Mention, New York LGBTQ Film Festival); “Horizonte B”, de Emiliano Cunha (2016 - exibida na Netflix); e curtas como “A Pedra”, de Iuli Gerbase (2018 – Festival de Havana). Além do trabalho como fotógrafo, dirigiu os curtas “Pela passagem de uma grande dor” (2006 – Cine Esquema Novo) e “O vazio além da janela” (2008 – Festival de Tiradentes), o episódio para a televisão “5 cigarros e um beijo” (série Ocidentes, 2014), e o longa-metragem “Sobre sete ondas verdes espumantes”, sobre a obra do escritor Caio Fernando Abreu, seleção oficial do Festival É Tudo Verdade 2013.

PRODUÇÃO SONORA PARA CINEMA:

Vitor Kisil é Compositor, intérprete, pesquisador e professor com atuação em diversas formas de manifestação musical, como desenvolvimento e apresentação de performances interativas, criação de trilhas para curtas-metragens e apresentações musicais como intérprete e criador. É mestre e doutor em música pela USP. Em 2007 seu projeto de mestrado foi premiado pelo Itaú Cultural com o Programa Rumos Arte Cibernética. Foi contemplado com prêmios de melhor trilha sonora para curta-metragens em festivais no país e no exterior. Atua regularmente em grupos de arte interativa como compositor e responsável pela elaboração e desenvolvimento das ferramentas de processamento e manipulação de áudio em tempo real. Já se apresentou em importantes eventos nacionais e internacionais como o FILE SP e RJ; Re: New Digital Arts Festival (Copenhague, Dinamarca), Sound and Music Computing Conference (Porto, Portugal), Festival Internacional de la Imagen (Manizales, Colômbia) e como integrante do grupo MOBILE realizou a turnê do espetáculo Transparências - apresentado em Belfast (Irlanda do Norte), Seia e Aveiro (Portugal) e Bilbao e Barcelona (Espanha). Foi professor do curso de Música Eletrônica da Universidade Anhembi Morumbi entre 2015 e 2019. Em 2020, lançou seu primeiro álbum musical solo: "Convergência Procedimental: Registro, Performance e Escrita em Processamentos Musicais".

Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR