guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
bancos de dados
serviços

Bloomsday 2015 na Casa Guilherme de Almeida

Dia 16 de junho é comemorado o Bloomsday, data em homenagem ao escritor irlandês James Joyce, criador de Ulysses, um dos marcos da história da literatura mundial. O termo vem do nome Leopold Bloom, personagem central do livro. Para celebrar a 28ª edição do evento, em São Paulo, o museu Casa Guilherme de Almeida promove atividades especiais nos dias 13 e 16 do mês, com a parceria do Finnegan’s Pub, onde o Bloomsday nasceu em São Paulo. Confira a Programação:

Bloomsday 2015

Celebração anual da obra de James Joyce
Coordenação de Marcelo Tápia e Ivan de Campos

Ulysses e o cinema
13 de Junho de 2015, às 15h
Local: Casa Guilherme de Almeida Anexo (Rua Cardoso de Almeida, 1943)

Duas versões cinematográficas do romance Ulysses, de James Joyce, serão apresentadas e discutidas no anexo da Casa Guilherme de Almeida: da primeira produção, Ulysses, de 1967 (dirigida por Joseph Strick), serão vistos trechos, aos quais se seguirá, na íntegra, o filme Bloom, de 2003 (dirigido por Sean Walsh).

"O canto das sereias"
16 de Junho de 2015, às 19h
Local: Finnegan’s Pub (Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros)

O Bloomsday 2015, inspirado pela natureza paródica do Ulysses de Joyce e, particularmente, pelo capítulo correspondente ao episódio das Sereias da Odisseia de Homero, focalizará o tema desde sua origem, evocando sua presença no mundo mítico da Grécia Antiga, na própria literatura e música brasileiras – incluindo correspondentes indígenas e afro-brasileiros do mito, como a Uiara do Macunaíma, de Mário de Andrade – para chegar ao romance de Joyce, com as garçonetes-sereias do Hotel Ormond, em Dublin: compondo um coro universal, trechos do episódio serão lidos em diversos idiomas, do hebraico ao português.

A música terá forte participação no evento, que contará com apresentação de gaita de foles, de música instrumental irlandesa – por duas bandas com repertório diverso – e de canções voltadas ao tema das sereias, além de uma jam session de encerramento, que evocará a já longa tradição do Bloomsday em São Paulo, iniciada em 1988, no Finnegan’s Pub, pelo poeta Haroldo de Campos.


Participação no Bloomsday do Rio de Janeiro: A convite dos organizadores do Bloomsday, que acontecerá na Faculdade de Letras da UFRJ, o diretor da Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tápia, fará uma intervenção de 30 minutos por Skype, no dia 16 de junho, às 12h30min, sobre a história do evento no Brasil.

 

Sobre o Bloomsday

A data de sua realização (16 de junho) é o dia em que transcorre a ação do romance Ulysses, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin, em 1904. A comemoração conta com leituras, apresentações musicais e teatrais. Comemorado em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin e Nova York, o evento foi criado em São Paulo, em 1988, por Haroldo de Campos, que participou de sua organização até seu falecimento, em 2003. O Bloomsday paulistano inspirou outras cidades brasileiras. Hoje, o evento já acontece em cidades como Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), entre outras.

Os interessados em participar das atividades devem realizar a inscrição pelos links:

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=200&iddata=1740

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/programacao/ver-programacao.php?idprogramacao=201&iddata=1741

Ou ligar para (11) 3673-1883. A entrada é gratuita. 


Serviço:

Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943. Tel. 3673-1883.
Entrada Gratuita
www.casaguilhermedealmeida.org.br

Finnegan’s Pub
Rua Cristiano Viana, 358 – Pinheiros
Tel.: 11 3062-3232
Entrada Gratuita para o evento no dia 16/06
(O visitante só pagará algum valor no caso de consumação no pub)
www.finnegans.com.br

CARTA ABERTA À COMUNIDADE MUSEAL BRASILEIRA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR