guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
bancos de dados
serviços

Relação de Guilherme de Almeida com a crítica de cinema é tema de palestra

Para começar o ano, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove no dia 11 de janeiro, às 15h, a palestra Guilherme de Almeida e a mediação do cinema como hábito cultural. O tema será apresentado por Erika Teixeira e terá mediação de Donny Correia.

Durante sua trajetória como crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1926 e 1942, Guilherme de Almeida não somente demonstrou rigor na análise das obras a que assistia com frequência, como também ajudou a criar na população o gosto pelo novo entretenimento, atribuindo-lhe status e importância de arte.

Sendo assim, Erika Teixeira, cuja dissertação de mestrado refere-se também a esse tema, abordará os diversos pontos que fazem do poeta modernista um pioneiro consciente do papel social e cultural que desempenhava.

O evento é gratuito. Serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 / 3672-1391 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com

A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Donny Correia, poeta e cineasta, é formado em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e mestrando em Estética e História da Arte pela USP. Realizou os curtas experimentais Anatomy of decay, Braineraser e Totem, este selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil. Publicou os livros de poesia O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009) e Corpocárcere (2013). É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.

Erika Teixeira é graduada em Publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado e mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, onde defendeu a dissertação Cinematographos – coluna cinematográfica de G., uma investigação sobre as crônicas cinematográficas de Guilherme de Almeida. Também pós-graduou-se em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e Antropologia Visual pelo ISCTE, em Lisboa. Atuou como pesquisadora, produtora e curadora no campo do ensino e difusão de cinema, em São Paulo e em Lisboa, onde reside atualmente.

Serviço:
Casa Guilherme de Almeida

Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

CARTA ABERTA À COMUNIDADE MUSEAL BRASILEIRA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR