Para começar o ano, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, promove no dia 11 de janeiro, às 15h, a palestra Guilherme de Almeida e a mediação do cinema como hábito cultural. O tema será apresentado por Erika Teixeira e terá mediação de Donny Correia.
Durante sua trajetória como crítico de cinema no jornal O Estado de S. Paulo, entre 1926 e 1942, Guilherme de Almeida não somente demonstrou rigor na análise das obras a que assistia com frequência, como também ajudou a criar na população o gosto pelo novo entretenimento, atribuindo-lhe status e importância de arte.
Sendo assim, Erika Teixeira, cuja dissertação de mestrado refere-se também a esse tema, abordará os diversos pontos que fazem do poeta modernista um pioneiro consciente do papel social e cultural que desempenhava.
O evento é gratuito. Serão disponibilizadas 25 vagas. Para se inscrever é necessário ligar com antecedência para 3673-1883 / 3672-1391 ou enviar um e-mail para casaguilhermedealmeida@gmail.com
A Casa Guilherme de Almeida é uma instituição administrada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
Donny Correia, poeta e cineasta, é formado em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero) e mestrando em Estética e História da Arte pela USP. Realizou os curtas experimentais Anatomy of decay, Braineraser e Totem, este selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil. Publicou os livros de poesia O eco do espelho (2005), Balletmanco (2009) e Corpocárcere (2013). É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.
Erika Teixeira é graduada em Publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado e mestre em Jornalismo pela Universidade de Coimbra, onde defendeu a dissertação Cinematographos – coluna cinematográfica de G., uma investigação sobre as crônicas cinematográficas de Guilherme de Almeida. Também pós-graduou-se em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e Antropologia Visual pelo ISCTE, em Lisboa. Atuou como pesquisadora, produtora e curadora no campo do ensino e difusão de cinema, em São Paulo e em Lisboa, onde reside atualmente.
Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.