Autor vem ao Brasil para falar sobre a manipulação na tradução, que para ele pode ser considerada um “mal necessário” ou uma “felix culpa”
Em seu famoso livro After Babel (Depois de Babel), o filósofo francês George Steiner afirma que as traduções literárias ou poéticas são, em grande parte, inadequadas. O livro Tradução como manipulação, de Cyril Aslanov, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, coeditado pela Casa Guilherme de Almeida e pela Editora Perspectiva, procura demonstrar que – apesar da constatação de Steiner – a manipulação operada na maior parte das traduções pode reduzir essa inadequação.
O lançamento do livro será precedido por uma palestra, na qual o autor – com vários livros sobre tradução e línguas em contato e vindo ao Brasil especialmente para o evento – explicará por que a tradução como manipulação pode ser considerada um “mal necessário” ou uma felix culpa. A Casa Guilherme de Almeida pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é gerenciada pela organização social POIESIS.
Cyril Aslanov nasceu em Paris em 1964. Estudou na École Normale Supérieure da Rue d’Ulm, em Paris; na Université de Paris IV-Sorbonne, onde defendeu o seu doutorado em 1992, e na Université de Paris VII, onde obteve sua habilitação em 2001. Ensina Linguística das Línguas Românicas na Universidade Hebraica de Jerusalém e é membro da Academia da Língua Hebraica.
Aslanov publicou vários livros sobre tradução e línguas em contato: Pour comprendre la Bible: la leçon d’André Chouraqui (Mônaco, 1999); Le provençal des Juifs et l’hébreu en Provence: le dictionnaire Šaršot ha-Kesef de Joseph Caspi (Louvain-Paris, 2001); Evidence of Francophony in Medieval Levant: Decipherment and Interpretation (MS. BnF. Copte 43) (Jerusalém, 2006); Le français au Levant, jadis et naguère: à la recherche d’une langue perdue (Paris, 2006); Parlons grec moderne (Paris, 2008); Sociolingüística histórica de las lenguas judías (Buenos Aires, 2008).
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.