No próximo dia 14, das 9h às 13h30, os dois espaços tratam do modernismo brasileiro por meio da revista que foi seu porta-voz, a Klaxon, publicada entre 1922 e 1923
Imagine o quanto pode ser legal: fazer um passeio a pé entre a Casa Guilherme de Almeida, na Rua Macapá, em Perdizes, até a Casa Mário de Andrade, na Barra Funda. No caminho, como se fosse uma excursão turística, um especialista vai contando um pouco da história de São Paulo. Esse tipo de atividade é chamado de Encontro Peripatético, evento baseado no conceito aristotélico de "ensinar passeando". Nesse caso, o tema da caminhada será o modernismo brasileiro por meio da revista que foi porta-voz do movimento, a Klaxon, publicada entre 1922 e 1923.
Os dois espaços pertencem à Secretaria da Cultura do Estado e são gerenciados pela Organização Social Poiesis. O passeio começará na Guilherme de Almeida, com uma visita ao acervo do museu que funciona na antiga residência do poeta, seguida de breve palestra sobre o tema, por Marcelo Tápia, diretor da Casa, que destacará as participações de Guilherme e de Mário de Andrade na Klaxon.
Os participantes seguirão a pé, então, juntamente com orientadores, até a Casa Mário de Andrade, onde o escritor residiu, a fim de visitar o espaço recém-reaberto ao público e assistir a uma palestra de Donny Correia sobre a crítica cinematográfica presente nos números da revista, incluindo-se a exibição de trechos de alguns filmes comentados na publicação. Durante o trajeto, serão evocados alguns trechos de textos dos dois autores modernistas.
Encontros Cinematographos na Casa Mário de Andrade
Como parte da parceria entre as duas casas, haverá também no dia 11 de novembro, às 19h, a exibição do filme O garoto, de Charles Chaplin (1921) na Oficina Cultural Casa Mário de Andrade. Chaplin era uma das figuras mundiais mais caras aos artistas do modernismo brasileiro, por sua comicidade por vezes absurda, sua capacidade de emocionar o público com recursos dramatúrgicos simples, e por ser, já naquela época, um ícone do cinema, arte que o modernismo brasileiro abraçou como um dos mais representativos símbolos da modernidade e do homem moderno.
O garoto, primeiro longa-metragem de Chaplin foi comentado por alguns dos redatores da revista KLAXON, por ocasião de seu lançamento no Brasil. Tais comentários serão lidos e analisados por Donny Correia, juntamente com outros dados técnicos e históricos apontados por críticos internacionais, como André Bazin.
Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas.
Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
Oficina Cultural Casa Mário de Andrade
Rua Lopes Chaves, 546 - Barra Funda
Telefone: (11) 3666-5803 / 3826-4085
Funcionamento: Terça a sexta-feira das 14h às 20h
Sábado das 10h às 16h
Site: www.oficinasculturais.org.br
Entrada Gratuita
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.