No dia 5 de dezembro, das 14h às 18h, a Casa Guilherme de Almeida participa da programação da Virada Inclusiva 2015 com a atividade “Um pequeno grande museu, para todos”. A Virada Inclusiva, que acontecerá no início de dezembro, além de celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3/12), possibilita que todos participem de ações inclusivas nas ruas, praças, parques, museus e teatros na capital e municípios de São Paulo. O museu, que pertence à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, é gerenciado pela organização social POIESIS.
O Núcleo de Ação Educativa da Casa Guilherme de Almeida e o grupo NIEDA (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Design e Acessibilidade da FACAMP – Faculdades de Campinas) oferecem, dentro da programação da Virada Inclusiva, um curso – dirigido a professores, educadores e outros interessados –, que discutirá o tema da acessibilidade com foco em estratégias e possibilidades de mediação utilizadas com idosos, deficientes visuais, auditivos e intelectuais. A entrada é gratuita.
Em relação aos deficientes visuais, a apresentação contará com o uso de réplicas em relevo de obras do acervo do museu, e, especialmente, com uma réplica em miniatura impressa em várias partes (em impressora 3D), de modo a possibilitar a apreensão de seus componentes, da escultura Sóror Dolorosa, de Victor Brecheret (baseada em livro de poemas de Guilherme de Almeida), desenvolvida pelo NIEDA, empenhado em estudos sobre a fabricação digital na produção de recursos didáticos universalmente acessíveis.
Também em relação aos deficientes visuais, será abordado um recurso implementado na Casa, que é a disponibilização de adaptações táteis de obras de arte referenciais dos ambientes do museu. Para o atendimento desses deficientes e o uso das adaptações, a equipe de educadores contou com a orientação de Roseli Behaker Garcia, cega, mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Em relação aos deficientes auditivos, serão apresentadas possibilidades educativas que promovem momentos de contato com poemas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.