Coordenação do programa: Marcelo Tápia e Ivan de Campos
Colaboração: Donny Correia
50 ANOS DE ULYSSES NO BRASIL
A celebração deste ano – em que se completam 50 anos da publicação, no Brasil, da primeira tradução em língua portuguesa do romance Ulysses, de James Joyce, realizada por Antônio Houaiss – focalizará não só a tradução pioneira como contará com palestra do responsável pela terceira versão brasileira do livro, Caetano W. Galindo, que autografará sua mais recente obra, Sim, eu digo sim – Uma visita guiada ao Ulysses de James Joyce, a ser lançada, na ocasião, pela Companhia das Letras.
A 29ª edição do Bloomsday em São Paulo – organizada pelo Museu Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária acontece, como sempre, no dia 16 de junho. A programação, bastante diversificada, será realizada no espaço Anexo da Casa Guilherme de Almeida. O evento é coordenado por Marcelo Tápia e Ivan de Campos.
O Bloomsday homenageia o escritor irlandês James Joyce, criador de Ulysses, um dos marcos da história da literatura mundial. A comemoração conta com breves palestras, leituras, apresentações musicais e teatrais. A data de sua realização (16 de junho) é o dia em que transcorre a ação do romance, cujo personagem central, Leopold Bloom, perambula por Dublin nesse mesmo dia, em 1904.
Comemorado em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin e Nova York, o evento foi criado em São Paulo, em 1988, por Haroldo de Campos, que participou de sua organização até seu falecimento, em 2003. O Bloomsday paulistano inspirou outras cidades brasileiras. Hoje, o evento acontece em cidades como Florianópolis (SC), Santa Maria (RS), Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), entre outras. Este ano o evento em São Paulo fará conexão, via internet, com o organizador da celebração em Santa Maria (RS), Aguinaldo Severino, em torno da homenagem à primeira tradução brasileira de Ulysses.
O Bloomsday 2016 – ano em que surge o recém-publicado livro Sim, eu digo sim - Uma visita guiada de James Joyce, de Caetano W. Galindo – responsável pela mais recente tradução de Ulysses, lançada em 2012, ambos os trabalhos pela Companhia das Letras – sediará o lançamento dessa obra, e contará com uma breve palestra do autor sobre ela e sobre as traduções brasileiras do romance. O tema central do programa serão os 50 anos da chegada de Ulysses ao Brasil, que aqui aportou por meio da tradução do filólogo Antônio Houaiss, primeira em língua portuguesa. Assim, o programa incluirá breves comentários, por diversos participantes, sobre a tradução pioneira (entre as três existentes, hoje, no país) e com leitura de alguns fragmentos do texto.
Também será evocado o poeta, ensaísta e tradutor Haroldo de Campos, criador do Bloomsday em São Paulo, por meio de uma leitura dramática de sua peça teatral, inédita, A legenda de um cálice. O evento contará com a participação de atores e músicos, encerrando-se com uma apresentação vibrante de música instrumental irlandesa. Clique aqui para ver o programa completo.
O evento conta com o apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e da Companhia das Letras.
Data: 16 de junho, quinta-feira, a partir das 18h30.
Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Pacaembu, São Paulo
Outras atividades integrantes da comemoração do Bloomsday, na Casa Guilherme de Almeida
O Museu Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária é uma instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrado pela POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.