guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Casa Guilherme de Almeida leva exposição “Cosmópolis” para Santo André

A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e o SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) levam para a Casa da Palavra de Santo André a exposição “Cosmópolis – São Paulo, Resumo do Mundo”, que fica em cartaz até 28 de fevereiro.

A partir de uma série de reportagens do poeta e jornalista Guilherme de Almeida para o jornal O Estado de S. Paulo, em 1929 (reunidas, posteriormente, no livro Cosmópolis), a exposição destaca, em painéis, os bairros estrangeiros da capital na época, mostrando aspectos culturais dos povos que participaram do desenvolvimento da cidade, do estado e do país.

Por meio de recortes das reportagens, além de imagens da São Paulo antiga e atual, a mostra permite a observação de contrastes e semelhanças entre os períodos de sua história.

A partir da exposição é possível observar, por meio da descrição poética, elementos e características provenientes de outras regiões do mundo e que foram incorporados aos costumes brasileiros.

Sobre o livro Cosmópolis, de Guilherme de Almeida

Cosmópolis é uma coletânea de reportagens sobre bairros estrangeiros da cidade, com seus tipos e costumes, publicadas originalmente entre 10 de março e 12 de maio de 1929 no jornal O Estado de S. Paulo. O resultado deste trabalho tornou-se um livro em 1962 e teve uma nova publicação em 2004.

Entre “Rapsódia Húngara”, “O Bazar das Bonecas”, “Chope Duplo”, “O Ghetto”, “A Confusão Báltica”, “Um Carvão de Goya”, “Os Simples”, e “O Oriente mais que Próximo”, Guilherme de Almeida se movimenta e também nos guia por bairros, ruas, imagens, citações, cheiros e sons, num ritmo tão próprio que chega a pintar a prosaica São Paulo como pura poesia (ou a “filmá-la”....).

As reportagens de Guilherme persistem por seu valor literário e poético. São, na verdade, um exemplo de jornalismo literário, que fazem de seu autor um precursor dessa modalidade jornalística.

Serviço:
Exposição: Cosmópolis – São Paulo, Resumo do Mundo
Até 28 de fevereiro de 2014
Entrada Franca

Casa da Palavra
Praça do Carmo, 171 - Centro, Santo André
Tel: 4992-7218

Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br

CARTA ABERTA À COMUNIDADE MUSEAL BRASILEIRA | DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS EXPOSIÇÃO - A POÉTICA DAS RUAS Funcionamento de carnaval
Casa Guilherme de Almeida consolida primeiro centro de estudos de tradução literária no Brasil Coordenadora do Centro de Estudos de Tradução literária realiza palestra no 17º Encontro de Férias Horário especial de final de ano
voltar
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR