A Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e o SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) levam para a Casa da Palavra de Santo André a exposição “Cosmópolis – São Paulo, Resumo do Mundo”, que fica em cartaz até 28 de fevereiro.
A partir de uma série de reportagens do poeta e jornalista Guilherme de Almeida para o jornal O Estado de S. Paulo, em 1929 (reunidas, posteriormente, no livro Cosmópolis), a exposição destaca, em painéis, os bairros estrangeiros da capital na época, mostrando aspectos culturais dos povos que participaram do desenvolvimento da cidade, do estado e do país.
Por meio de recortes das reportagens, além de imagens da São Paulo antiga e atual, a mostra permite a observação de contrastes e semelhanças entre os períodos de sua história.
A partir da exposição é possível observar, por meio da descrição poética, elementos e características provenientes de outras regiões do mundo e que foram incorporados aos costumes brasileiros.
Sobre o livro Cosmópolis, de Guilherme de Almeida
Cosmópolis é uma coletânea de reportagens sobre bairros estrangeiros da cidade, com seus tipos e costumes, publicadas originalmente entre 10 de março e 12 de maio de 1929 no jornal O Estado de S. Paulo. O resultado deste trabalho tornou-se um livro em 1962 e teve uma nova publicação em 2004.
Entre “Rapsódia Húngara”, “O Bazar das Bonecas”, “Chope Duplo”, “O Ghetto”, “A Confusão Báltica”, “Um Carvão de Goya”, “Os Simples”, e “O Oriente mais que Próximo”, Guilherme de Almeida se movimenta e também nos guia por bairros, ruas, imagens, citações, cheiros e sons, num ritmo tão próprio que chega a pintar a prosaica São Paulo como pura poesia (ou a “filmá-la”....).
As reportagens de Guilherme persistem por seu valor literário e poético. São, na verdade, um exemplo de jornalismo literário, que fazem de seu autor um precursor dessa modalidade jornalística.
Serviço:
Exposição: Cosmópolis – São Paulo, Resumo do Mundo
Até 28 de fevereiro de 2014
Entrada Franca
Casa da Palavra
Praça do Carmo, 171 - Centro, Santo André
Tel: 4992-7218
Casa Guilherme de Almeida
Rua Macapá, 187, Pacaembu
(11) 3673-1883 / 3672-1391
De terça a domingo, das 10h às 18h. Visitas espontâneas e agendadas. Atende a escolas, mediante agendamento.
Entrada franca.
Site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA
55 11 3673-1883 | 3803-8525 | contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.