guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
cinema
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



CAROLINA JORNALÍSTICA

27 de Maio de 2023 | 15h
Com Aurora Fornoni Bernardini, Marcelo Ribeiro e Vera Eunice de Jesus

Este documentário narra a trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus, desde a publicação de seu livro Quarto de Despejo, que marcou o Brasil dos anos 60, até a sua morte. Por meio de fotografias e reportagens, o filme expõe as contradições da sociedade brasileira da época e a exclusão social da favela. O documentário será exibido na Sala Cinematographos no dia 27 de maio, às 15h, e oferecerá aos espectadores exemplares de um programa completo com as letras das canções escolhidas para a trilha sonora e os textos lidos, na íntegra. Após a sessão do filme, os realizadores estarão presentes para uma conversa com o público.

 

A atividade será realizada presencialmente no Anexo da Casa Guilherme de Almeida. Endereço: Rua Cardoso de Almeida, 1943 - Sumaré.

 

Atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

 

Grátis.

 

Aurora Fornoni Bernardini é professora titular do Departamento de Letras da Universidade de São Paulo, com ênfase em teoria literária e tradução literária – especialmente italiano e russo. Traduziu o poema A Rosa, de Carolina Maria de Jesus e o excerto sobre a referida flor, de Clarice Lispector. A professora participa do documentário lendo as traduções de sua autoria.

 

Marcelo Ribeiro é psiquiatra e pesquisador. Realizou o levantamento iconográfico, selecionou a trilha sonora e organizou as imagens para o documentário.

 

Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina Maria de Jesus, é professora de Educação Infantil da Rede Municipal de São Paulo e professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR