A partir de abril de 2024
Organização: Marlene Laky
Por encomenda do jornal “O Estado de São Paulo”, Guilherme de Almeida escreve, ao longo do ano de 1929, uma série de crônicas sobre bairros da cidade de São Paulo considerados redutos de imigrantes. Reunidas em livro em 1962, sob o título de Cosmópolis, essas crônicas abordam oito comunidades estrangeiras que ajudaram a construir a cidade cosmopolita que conhecemos hoje. As vitrines da Casa Guilherme de Almeida reúnem, nesta pequena mostra, alguns objetos do acervo do museu, como um cardápio de navio japonês e uma pequena mala de viagem, além do próprio livro. A diversidade de línguas na biblioteca que pertenceu a Guilherme, com publicações em ídiche, espanhol, japonês, entre outras, também faz parte deste recorte da trajetória deste poeta, jornalista e tradutor.
Grátis.
Marlene Laky é jornalista pela PUCCAMP. Conservadora-restauradora pelo SENAI-SP. Trabalha exercendo a mesma função no Museu Casa Guilherme de Almeida -SP desde 2010. Ministra diversas oficinas relacionada a livros em instituições como: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, ECA-USP, Casa da Palavra Santo André, Museu Paulo Setúbal, de Tatuí, Casa de Portugal, ABER (Associação Brasileira de Encadernação e Restauro), Biblioteca Mario de Andrade. Já foi consultora em conservação e restauro junto ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)-USP nos acervos de Aracy Amaral e Antonio Candido. Estagiou no Petöfi Irodálom Múzeum em Budapeste.
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
OUVIDORIA
FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO
ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51
SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900
2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.