guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
bancos de dados
serviços

Evento Especial



LER MUNDO, PISAR CHÃO

18 de Novembro de 2024 | 19h às 21h
Com Cíndia Brustolin, Dayanne da Silva Santos, Joercio Pires da Silva e Mateus Tainor Batista

Homenagem à liderança quilombola defensora dos povos e comunidades tradicionais e da mãe natureza Anacleta Pires da Silva

Coordenação e mediação: Cíndia Brustolin, Dayanne da Silva Santos, Joercio Pires da Silva e Mateus Tainor Batista Everton

Nesta noite, a Casa Guilherme de Almeida convida à celebração da trajetória de vida e à reflexão sobre a luta por direitos da líder quilombola Anacleta Pires da Silva, falecida em setembro passado, vítima de câncer de mama. No mês em que se comemora a Consciência Negra, este encontro resgata a presença e a arte dessa professora, filha de santo, caixeira do Divino Espírito Santo, coureira do tambor de crioula, poeta e compositora nascida, criada e ancestralizada no Território Quilombola de Santa Rosa dos Pretos, em Itapecuru-Mirim (MA). 

A atividade será realizada pela plataforma Zoom.

 

Para se inscrever, clique aqui.

 

Cíndia Brustolin é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa da Pós-Graduação em Estudos Afro-brasileiros e Africanos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Integra a coordenação do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma-UFMA). 

Dayanne da Silva Santos é mulher afro-indígena, mãe, educadora popular, socióloga e de terreiro. Integra o Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma), na Universidade Federal do Maranhão, e o Laboratório Urgente de Teorias Armadas (LUTA/URGS), além de coordenar o coletivo Encontros Marginais. Atualmente está fazendo o pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação na UFMA.


Joércio Pires da Silva é mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Atualmente é pesquisador colaborador do grupo de estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma), é membro do Coletivo de Comunicação Popular Pinga Pinga, educador popular da Rede Justiça nos Trilhos e presidente da Associação dos Produtores Rurais Quilombolas de Santa Rosa dos Pretos.

 

Mateus Tainor Batista é professor na Rede Pública de Ensino Básico no Maranhão. Graduado em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). É membro do coletivo Comunicação Popular Pinga Pinga e pesquisador do Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (Gedmma-UFMA).

voltar
Visitação e agendamento para grupos
55 11 3672-1391 | 3868-4128
educativo@casaguilhermedealmeida.org.br
Programação cultural: 55 11 4096-9801
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR