guilherme
programação
museu
educativo
tradução literária
publicações
acervo
serviços

Encontro Cinematographos



COPACABANA MON AMOUR, de Rogério Sganzerla

19 de Fevereiro de 2016 | 19h
Com Helena Ignez, Donny Correia e Fernando Brito

Sessão Versátil

A Casa Guilherme de Almeida firmou, em 2015, uma parceria com a Versátil Home Video, principal distribuidora de DVDs do país para realizar mensalmente a “Sessão Versátil” na recém-inaugurada Sala Cinematographos, "cineclube" localizado no Anexo do Museu. Para iniciar o ciclo de sessões, será exibido o clássico marginal de Rogério Sganzerla, Copacabana mon amour (1970), em cópia restaurada e com a presença da cineasta e atriz Helena Ignez (protagonista do filme), que participará de uma conversa com Fernando Brito, curador da Versátil e com Donny Correia, coordenador da Sala Cinematographos.




Donny Correia, poeta e cineasta, é mestre e doutorando em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Letras – tradutor e intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (Unibero). Realizou os curtas experimentais Anatomy of decayBraineraserTotem (selecionado para a 34ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e Prêmio Canal Brasil) e In carcere et vinculis. Publicou os livros de poesia O eco do espelho , BalletmancoCorpocárcere e Zero nas veias. É coordenador de programação da Casa Guilherme de Almeida.


Fernando Brito é crítico de cinema, curador da Versátil Home Video. Dentro do site da distribuidora apresenta os boletins periódicos com lançamentos e notícias sobre os filmes do catálogo disponível.

Helena Ignez, atriz e cineasta, é considerada uma das figuras mais icônicas do cinema novo brasileiro, tendo iniciado sua carreira ainda no ciclo da Bahia, quando protagonizou O pátio, de Glauber Rocha e A grande feira, de Roberto Pires. Em sua carreira incluem-se, ainda, O assalto ao trem pagador, de Roberto Faria e O padre e a moça, de Joaquim Pedro de Andrade. Tornou-se mais evidente a partir do contato com os cineastas Rogério Sganzerla e Julio Bressane, quando protagonizou O bandido da luz vermelha, Mulher de todos e Copacabana mon amour, de Sganzerla; e A família do barulho e Cuidado, madame, de Bressane. A partir de 2004 lançou-se como diretora e realizou, entre outros, Luz nas trevas: a volta do bandido da luz vermelha e Canção de Baal.

voltar

Agendamento para grupos
55 11 3868-4128
agendamento@poiesis.org.br


Programação cultural
contato@casaguilhermedealmeida.org.br

CASA GUILHERME DE ALMEIDA
R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo


Visitação até 8 pessoas
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h30
Sábados, domingos e feriados, às 11h, 14h e 16h

REALIZAÇÃO

Realização
MAPA DO SITE

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO E SECRETARIA DA CULTURA, ECONOMIA E INDÚSTRIA CRIATIVAS

OUVIDORIA

FAÇA SUA SUGESTÃO OU RECLAMAÇÃO

ATENDIMENTO PESSOAL OU CARTA: RUA MAUÁ, 51

SOBRELOJA - LUZ - SP - CEP: 01028-900

2ª A 6ª DAS 10H ÀS 17H HORAS

TELEFONE: (11) 3339-8057

EMAIL: ouvidoria@cultura.sp.gov.br

ENDEREÇO ELETRÔNICO: clique abaixo

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR